Os Riscos, a Vulnerabilidade Ambiental e o Estado Capitalista: a proposta de uma Educação Ambiental como ato político
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v34i3.7232Palavras-chave:
Riscos Ambientais, Educação Ambiental, Estado.Resumo
O presente artigo envolve para dentro do campo da educação ambiental outro campo social de disputas, que são os riscos ambientais, realçando conceitos importantes inerentes a ambos e buscando suas interfaces. Os riscos, sobretudo associados ao meio físico, que assolam, primordialmente, as camadas marginalizadas da população em áreas onde os conflitos socioambientais entre opressores e oprimidos se instalam. E se debruçando sobre a perspectiva crítica de educação ambiental e do materialismo histórico dialético para realçar o papel do Estado como (re)produtor das desigualdades e irradiante de discursos fatalistas inseparáveis do contexto neoliberal em voga. El presente articulo involucra dentro del campo de la educacion ambiental otro campo social de disputas, que son los riesgos ambientales, realzando conceptos importantes inerentes a ambos y buscando sus interfaces. Los riesgos, sobre todo asociados al medio fisico, que asolan, primordialmente, las capas marginadas de la población en áreas donde los conflictos socioambientales entre opresores y oprimidos se instalan. Y se inclinó sobre la perspectiva crítica de educación ambiental y del materialismo histórico dialéctico para realzar el papel del Estado como (re) productor de las desigualdades e irradiante de discursos fatalistas inseparables del contexto neoliberal en boga. The present article involves within the field of environmental education another social field of disputes, which are environmental risks, highlighting important concepts inherent to both and seeking their interfaces. Risks, especially associated with the physical environment, that primarily afflict the marginalized layers of the population in areas where the socio-environmental conflicts between oppressors and the oppressed settle. And focusing on the critical perspective of environmental education and dialectical historical materialism to highlight the role of the state as (re) producer of inequalities and radiant of fatalistic discourses inseparable from the neoliberal context in vogue.Downloads
Referências
ACSELRAD, H. As práticas espaciais e o campo dos conflitos ambientais. In: Conflitos ambientais no Brasil. Rio de Janeiro: Relume Dumará: Fundação Heinrich Boll, 2004.
BATTESTIN, C.; GHIGGI, G. Educar para o meio ambiente com princípios Freireanos. In: II Seminário Diálogos com Paulo Freire, 2008, Pelotas. II Diálogos com Paulo Freire. Pelotas: Seiva, 2008. p. 01-07.
CARVALHO, I. C. M. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2012.
CASTRO RUZ, F. Discurso pronunciado ante la Conferencia de la O.N.U. sobre Medio Ambiente y Desarrollo. La Habana: Editora Politica, 1992.
CERRI, L.E.S. e AMARAL, C. P. Riscos Geológicos. In: OLIVEIRA, A.M.S. e BRITO, S.N.A. Geologia de Engenharia. São Paulo: Associação Brasileira de Geologia de Engenharia, 1998.
FREIRE, P. Professora Sim, Tia Não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Ed. Loyola, 1997.
_____. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Ed. UNESP, 2000.
_____. Medo e Ousadia: o cotidiano do professor. Paz e Terra: São Paulo, 2008.
_____. Pedagogia do Oprimido. 50° ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011a.
_____. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43° ed. São Paulo: Paz
e Terra, 2011b.
GRAMSCI, A. Cadernos do Cárcere, volume 3. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.
HIRSCH, J. Teoria Materialista do Estado: processos de transformação do sistema capitalista de Estado. Rio de Janeiro: Ed. Revan, 2010.
LAYRARGUES, P. P. Educação para a gestão ambiental: a cidadania no enfrentamento político dos conflitos socioambientais. In: LOUREIRO, C. F. B. (Org.). Sociedade e meio ambiente: a educação ambiental em debate. São Paulo: Cortez, 2000. p. 87-155.
_____; LIMA, G.F.C. Mapeando as Macro-Tendências Político-pedagógicas da Educação Ambiental Contemporânea no Brasil. VI Encontro “Pesquisa em Educação Ambiental”, 2011, Ribeirão Preto. Anais... Recife: EPEA, 2011. p. 1-15.
_____; LOUREIRO, C.F.B. Ecologia política, justiça e educação ambiental crítica: perspectivas de aliança contra-hegemônica. In: Trabalho, educação e Saúde. Rio de Janeiro, v.11.n.1, p. 53-71,jan./abr.2013.
MARX, K. e ENGELS, F. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Expressão Popular, 2008.
MONTAÑO, C. De las Lógicas del Estado a las Lógicas de laSociedad Civil y del Mercado: critica al “tercer sector” y e nuevo trato a la “ cuestión social”. Texto elaborado por el autor a partir de sintesis de artículos extraidos de: Serviço Social & Sociedade nº 53 y 59 y Terceiro Setor e Questão Social. 2001.
PORTO, M. F. Riscos, Incertezas e Vulnerabilidades: transgênicos e os desafios para a ciência e a governança. Revista de Sociologia Política: política e sociedade, v. 4, n 7, outubro/2005. Florianópolis. p. 77-104.
PORTO-GONÇALVES, C. W. Paixão da terra: ensaios críticos de ecologia e geografia. Rio de Janeiro, ROCCO/Pesquisadores Associados em Ciências Sociais-SOCII, 1984.
ROCHA, G. C. Riscos Ambientais: análise e mapeamento em Minas Gerais. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2006.
RODRIGUEZ, J. M. M. & SILVA, E. V. Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável: problemática, tendências e desafios. 3ª ed. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2013.
ROSA, T. S.; MENDONÇA, M. B.; MONTEIRO, T. G.; SOUZA, R. M.; LUCENA, R. A Educação Ambiental como estratégia para a redução de riscos socioambientais. In. Ambiente & Sociedade. São Paulo: v. XVIII, n. 3. p. 211-230, jul.set. 2015.
VASCONCELOS, A.; LOPES, H.; CARNEIRO, E. Mapa dos conflitos ambientais: um pouco das contradições socioambientais em Minas Gerais. Revista Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável. Porto Alegre: v. 5, n. 2, p. 33-37, maio/ago. 2012.
VEYRET, Y. Os Riscos: O homem como agressor e vítima do meio ambiente, São Paulo: Contexto, 2007.
VILLAR, P. C.; RIBEIRO, W. C. A sociedade de risco e o caso do Aquífero Guarani no município de Ribeirão Preto. In: XI Encuentro de Geógrafos de América Latina - Geopolitica, globalización y cambio ambiental: retos el desarrolo latino americano, 2007, Bogotá. Programa y Resúmenes de Ponencias del XI Encuentro de Geógrafos de América Latina. Bogotá D. C. Colombia: Universidad Nacional de Colombia, 2007. p. 1-18.
THOMPSON, E. P. Costumes em Comum. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
ZHOURI, A.; ZUCARELLI, M. C. Vozes da Resistência: Mapeando os conflitos ambientais no estado de Minas Gerais. In.: 32º Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais, 2008, Caxambu, Anais do 32º Encontro Anual Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais, Caxambu, 2008b, p. 1-24.