Os Riscos, a Vulnerabilidade Ambiental e o Estado Capitalista: a proposta de uma Educação Ambiental como ato político

Autores

  • Leonardo Biage de Andrade Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Vicente Paulo dos Santos Pinto Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v34i3.7232

Palavras-chave:

Riscos Ambientais, Educação Ambiental, Estado.

Resumo

O presente artigo envolve para dentro do campo da educação ambiental outro campo social de disputas, que são os riscos ambientais, realçando conceitos importantes inerentes a ambos e buscando suas interfaces. Os riscos, sobretudo associados ao meio físico, que assolam, primordialmente, as camadas marginalizadas da população em áreas onde os conflitos socioambientais entre opressores e oprimidos se instalam. E se debruçando sobre a perspectiva crítica de educação ambiental e do materialismo histórico dialético para realçar o papel do Estado como (re)produtor das desigualdades e irradiante de discursos fatalistas inseparáveis do contexto neoliberal em voga. El presente articulo involucra dentro del campo de la educacion ambiental otro campo social de disputas, que son los riesgos ambientales, realzando conceptos importantes inerentes a ambos y buscando sus interfaces. Los riesgos, sobre todo asociados al medio fisico, que asolan, primordialmente, las capas marginadas de la población en áreas donde los conflictos socioambientales entre opresores y oprimidos se instalan. Y se inclinó sobre la perspectiva crítica de educación ambiental y del materialismo histórico dialéctico para realzar el papel del Estado como (re) productor de las desigualdades e irradiante de discursos fatalistas inseparables del contexto neoliberal en boga. The present article involves within the field of environmental education another social field of disputes, which are environmental risks, highlighting important concepts inherent to both and seeking their interfaces. Risks, especially associated with the physical environment, that primarily afflict the marginalized layers of the population in areas where the socio-environmental conflicts between oppressors and the oppressed settle. And focusing on the critical perspective of environmental education and dialectical historical materialism to highlight the role of the state as (re) producer of inequalities and radiant of fatalistic discourses inseparable from the neoliberal context in vogue.

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Biografia do Autor

Leonardo Biage de Andrade, Universidade Federal de Juiz de Fora

Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora, mestre em Educação pela mesma instituição. Atualmente é professor de educação básica nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Vicente Paulo dos Santos Pinto, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutorado em Geografia pela UFRJ (2004). Mestrado em Geografia pela UFRJ (1997). Possui Graduação em Geografia pela UFJF (1987). Professor Associado do Departamento de Geociências do Instituto de Ciências Humanas da UFJF. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFJF. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF

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Publicado

2017-12-19

Como Citar

Biage de Andrade, L., & dos Santos Pinto, V. P. (2017). Os Riscos, a Vulnerabilidade Ambiental e o Estado Capitalista: a proposta de uma Educação Ambiental como ato político. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 34(3), 207–225. https://doi.org/10.14295/remea.v34i3.7232

Edição

Seção

Artigos