Mudanças climáticas e Educação Ambiental Crítica no contexto da escola pública através do ensino de biologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15721

Palavras-chave:

Pedagogia Histórico-Crítica, Práxis escolar, Crise socioambiental

Resumo

 Este artigo discute os desafios e as perspectivas presentes no ensino de biologia no contexto da escola pública sobre a temática das mudanças climáticas, tendo como base a Educação Ambiental Crítica (EAC) que se fundamenta nos pressupostos teórico-metodológicos da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) e do Materialismo histórico-dialético. Através do acompanhamento do processo de ensino, de uma entrevista semiestruturada com uma docente da disciplina biologia, este artigo dialoga sobre a complexidade da relação das mudanças climáticas com a educação pública em geral, e o ensino de biologia especificamente. As reflexões trazidas articulam-se com as possibilidades que o ensino de biologia apresenta, no que concerne à contribuição para o debate relacionado a  emergência climática, se norteado por uma teoria pedagógica que objetiva a apropriação dos fundamentos históricos-críticos para a transformação social, indo além do conservadorismo e dos reducionismos presentes nas discussões que envolvem esta problemática de ordem socioambiental no Brasil.

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Biografia do Autor

Karen Luana Inêz da Silva, UENP

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEd) - Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP - Jacarezinho/PR). Licenciada em Ciências Biológicas pela UENP, campus Jacarezinho-PR. Professora da rede de educação pública do ensino fundamental II, e do ensino médio. É membro do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação para a Ciência (LEPEC - UENP - Jacarezinho/PR). E-mail: karenluanainez@gmail.com

Jorge Sobral da Silva Maia, UENP

Biólogo (UFSCar). Professor Associado dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, do Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Ciências Humanas na Universidade Estadual do Norte do Paraná. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciências da UNESP. Coordena o Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação para a Ciência (UENP). É Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental ligado ao PPG em Educação Para a Ciência da UNESP em Bauru/SP. E-mail: sobralmaia@uenp.edu.br

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Publicado

2023-12-27

Como Citar

Inêz da Silva, K. L., & Sobral da Silva Maia, J. (2023). Mudanças climáticas e Educação Ambiental Crítica no contexto da escola pública através do ensino de biologia. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 40(3), 218–236. https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15721