Mudanças climáticas e Educação Ambiental Crítica no contexto da escola pública através do ensino de biologia
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15721Palavras-chave:
Pedagogia Histórico-Crítica, Práxis escolar, Crise socioambientalResumo
Este artigo discute os desafios e as perspectivas presentes no ensino de biologia no contexto da escola pública sobre a temática das mudanças climáticas, tendo como base a Educação Ambiental Crítica (EAC) que se fundamenta nos pressupostos teórico-metodológicos da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) e do Materialismo histórico-dialético. Através do acompanhamento do processo de ensino, de uma entrevista semiestruturada com uma docente da disciplina biologia, este artigo dialoga sobre a complexidade da relação das mudanças climáticas com a educação pública em geral, e o ensino de biologia especificamente. As reflexões trazidas articulam-se com as possibilidades que o ensino de biologia apresenta, no que concerne à contribuição para o debate relacionado a emergência climática, se norteado por uma teoria pedagógica que objetiva a apropriação dos fundamentos históricos-críticos para a transformação social, indo além do conservadorismo e dos reducionismos presentes nas discussões que envolvem esta problemática de ordem socioambiental no Brasil.
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