Panorama histórico da Temática Ambiental e Educação Ambiental: um campo em constante (re)construção<br>Historical panorama of Environmental Thematic and Environmental Education: a field in constant (re) construction<br>Panorama histórico de la temática ambiental y educación ambiental: un campo en constante (re) construcción

Autores

  • Anelize Queiroz Amaral Universidade Tecnológica Federal do Paraná- UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v35i2.7800

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Temática Ambiental. Sociedade-Natureza.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar o processo de constante (re)construção do campo da Educação Ambiental, pautado na sua trajetória nacional e internacional, como forma de compreender sua constituição e consolidação, bem como as bases dos pensamentos que permeiam esse campo. Tal panorama realizado a partir de textos publicados em periódicos e de levantamentos já realizados em livros e bancos de dissertações e teses, possibilitou indicar tendências e perspectivas que foram se constituindo no campo que nos permitem apresentar e questionar de que Educação Ambiental estamos nos referindo em nossos discursos e o que, afinal, questionamos quando nos referimos a Educação Ambiental Crítica. Então, afinal, o que toda essa trajetória nos ensinou e aponta, como sendo possíveis caminhos para a Educação Ambiental? This article has the objective to present the process of constant (re) construction of the field of Environmental Education, based on its national and international trajectory, as a form of comprehending its constitution and consolidation, as well as the basis of the thoughts that permeate this field. Such panorama realized through published texts in periodicals and from surveys already carried out in books and dissertation and thesis databases, has made it possible to indicate trends and perspectives that were becoming the field that allows us to present and question what Environmental Education we are referring to in our discourses and what, after all, we question when we refer to Critical Environmental Education. So, after all, what has this whole trajectory taught us and points out as being possible paths for Environmental Education? Este artículo tiene como objetivo presentar el proceso de constante (re) construcción del campo de la Educación Ambiental, pautado en su trayectoria nacional e internacional, como forma de comprender su constitución y consolidación, así como las bases de los pensamientos que permean ese campo. Este panorama realizado a partir de textos publicados en periódicos y de levantamientos ya realizados en libros y bancos de disertaciones y tesis, posibilitó indicar tendencias y perspectivas que se fueron constituyendo en el campo que nos permiten presentar y cuestionar de qué Educación Ambiental nos estamos refiriendo en nuestros discursos y lo que, al final, cuestionamos cuando nos referimos a la Educación Ambiental Crítica. Entonces, después de todo, lo que toda esa trayectoria nos enseñó y apunta, como posibles caminhos para la Educación Ambiental?

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Biografia do Autor

Anelize Queiroz Amaral, Universidade Tecnológica Federal do Paraná- UTFPR

Docente Adjunta do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná -UTFPR.

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Publicado

2018-08-31

Como Citar

Amaral, A. Q. (2018). Panorama histórico da Temática Ambiental e Educação Ambiental: um campo em constante (re)construção<br>Historical panorama of Environmental Thematic and Environmental Education: a field in constant (re) construction<br>Panorama histórico de la temática ambiental y educación ambiental: un campo en constante (re) construcción. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 35(2), 248–271. https://doi.org/10.14295/remea.v35i2.7800

Edição

Seção

Artigos