Sustentabilidade e educação

contribuições do pensamento freiriano

Autores

  • Marina Comerlatto da Rosa Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Lia Maris Orth Ritter Antiqueira Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v40i1.14017

Palavras-chave:

Paulo Freire, Sociedade sustentável, Educação

Resumo

Este estudo bibliográfico aborda as contribuições do pensamento freiriano nas discussões sobre sustentabilidade baseando-se na relação ser humano – planeta. Fundamenta-se em Gadotti (2005, 2009), Boff (2012), Loureiro (2012), Capitango e Callejas (2019), Freire (1959, 1989, 1995, 1996, 1997, 2000, 2001, 2005, 2016) e Brandão (2005, 2014).  A temática socioambiental não é uma discussão explícita nos textos de Paulo Freire, no entanto percebe-se o constante cuidado, afeto e a responsabilidade para com o tema. A educação freiriana, enquanto meio de compreensão da relação sociedade e natureza, se dá através de uma educação libertadora e crítica em que o sujeito entende e compreende a conjuntura ambiental que vive. Entende-se que a perspectiva freiriana é capaz de contribuir nas discussões do tema, pois preconiza a formação de sujeitos éticos, preocupados com o que incide no cotidiano da sua rua, bairro, município, estado, país e/ou planeta.

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Biografia do Autor

Marina Comerlatto da Rosa, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutoranda em Sustentabilidade Ambiental Urbana (PPGSAU), pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).  e-mail: mcomerlattodarosa@gmail.com

Lia Maris Orth Ritter Antiqueira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Ciências - Conservação de Ecossistemas Florestais. Pós doutorado em Ciências Florestais e em Genética. Membro da REA-PR. Docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus Ponta Grossa. e-mail: liaantiqueira@utfpr.edu.br

 

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Publicado

2023-04-14

Como Citar

Rosa, M. C. da, & Antiqueira, L. M. O. R. (2023). Sustentabilidade e educação: contribuições do pensamento freiriano . REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 40(1), 200–218. https://doi.org/10.14295/remea.v40i1.14017