Análise do Senso Crítico em uma Sequência Didática na Educação Ambiental<br>Analysis of Critical Sense in a Didactic Sequence in Environmental Education<br>Análisis del Senso Crítico en una Secuencia Didáctica en la Educación Ambiental

Autores

  • Ronualdo Marques Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR - Campus de Curitiba
  • Claudia Regina Xavier Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v35i1.7430

Palavras-chave:

Pegada Ecológica, Lixo, Educação Ambiental.

Resumo

A Educação Ambiental é uma temática que interfere diretamente em nossas vidas e discuti-la possibilita reflexões e discussões para que este saber contribua com a mudança de comportamento dos indivíduos em sua relação com o Meio Ambiente. Este estudo exibe uma discussão sobre a aplicação de uma Sequência Didática sobre a Pegada Ecológica do Lixo na promoção da Educação Ambiental, buscando identificar e analisar o desenvolvimento do senso crítico de estudantes de uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental de Curitiba-PR. Observou-se na aplicação da Sequência Didática uma interação e inter-relação de aprendizagem conduzida para aproximar a teoria à prática, manifestando o pensamento crítico dos alunos, visto que o desenvolvimento de ações integradas e participativas potencializa as discussões que emergem das relações entre os seres humanos, a sociedade e a natureza. Environmental Education is a subject that interferes directly in our daily. It makes possible the reflections and discussions so that this knowledge contributes to the change in the behavior of individuals in their relationship with the Environment. This study presents a discussion about the application of a Didactic Sequence on the Garbage Ecological Footprint to promote of Environmental Education. We aimed to identify and analyze the development of the critical sense of a 6th grade elementary students class in Curitiba-PR. It was observed in the application of the Didactic Sequence an interaction and inter-relation of learning conducted to approach the theory to the practice, manifesting the critical thinking of the students. We observed that since the development of integrated and participative actions improves the discussions that emerge from the relationships between beings human, society and nature. La Educación Ambiental es una temática que interfiere directamente en nuestras vidas y discutirla posibilita las reflexiones que permiten que este saber contribuya con el cambio de comportamiento de los individuos en su relación con el Medio Ambiente. Este estudio muestra una discusión sobre la aplicación de una secuencia didáctica sobre la huella ecológica de la basura en la promoción de La Educación Ambiental buscando identificar y analizar el desarrollo del sentido crítico de una clase estudiantes del 6º año de la Enseñanza Fundamental de Curitiba-PR. Se observó en la aplicación de la Secuencia Didáctica una interacción e interrelación de aprendizaje conducida para aproximar la teoría y la práctica, manifestando el pensamiento crítico de los alumnos, ya que el desarrollo de acciones integradas y participativas potencia las discusiones que emergen de las relaciones entre los seres humanos, la sociedad y la naturaleza.

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Biografia do Autor

Ronualdo Marques, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR - Campus de Curitiba

Mestrado no Programa de Mestrado de Formação Científica, Educacional e Tecnológica - FCET/UTFPR; Especializado em Educação e Gestão Ambiental, Gestão Pública Municipal.

Claudia Regina Xavier, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR.

Profa. Dra. no Programa de Mestrado de Formação Científica, Educacional e Tecnológica - FCET/UTFPR. Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Química pela Universidade Federal do Paraná (1996) e mestrado em Química pela Universidade Federal do Paraná (1998). Participou em Treinamento Avançado em Instrumentos de Gestão Ambiental em Hamburgo- Alemanha (2001) e posteriormente se titulou doutora em Ciências Ambientais pela Universidade de Concepción- Chile (2006). Atualmente é Professora Titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná- UTFPR.

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Publicado

2018-05-18

Como Citar

Marques, R., & Xavier, C. R. (2018). Análise do Senso Crítico em uma Sequência Didática na Educação Ambiental<br>Analysis of Critical Sense in a Didactic Sequence in Environmental Education<br>Análisis del Senso Crítico en una Secuencia Didáctica en la Educación Ambiental. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 35(1), 132–150. https://doi.org/10.14295/remea.v35i1.7430

Edição

Seção

Artigos