ÉTICA E NATUREZA: O PAPEL DA EDUCAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE UM NOVO OLHAR

Janaina Roberta dos Santos

Resumo


O presente artigo discute o papel que a educação pode exercer como agente de transformação do valores utilitaristas da sociedade atual. A partir de reflexões éticas, busca abordar o objetivo da mesma diante da problemática ambiental debatendo alternativas mais adequadas para a relação homem-natureza que, na sociedade atual, está basicamente associada à utilidade que a natureza pode representar aos homens. Essa perspectiva tem sido identificada como um dos fatores determinantes da atual crise ambiental. Uma dessas alternativas parte do reconhecimento da “outridade” da natureza, já que a busca pelo respeito por sua dignidade e alteridade é apresentada por alguns autores como fundamento de uma relação mais apropriada. Tais reflexões são de fundamental interesse para a Educação Ambiental que, por meio de seu caráter intrinsecamente educativo, deve colaborar com o processo de construção de um outro olhar e uma outra de relação ser humano-natureza.

Palavras-chave


Educação Ambiental; Ética; Outridade.

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v25i0.3510

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