ÉTICA E NATUREZA: O PAPEL DA EDUCAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE UM NOVO OLHAR

Autores

  • Janaina Roberta dos Santos Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, São Carlos, São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v25i0.3510

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Ética, Outridade.

Resumo

O presente artigo discute o papel que a educação pode exercer como agente de transformação do valores utilitaristas da sociedade atual. A partir de reflexões éticas, busca abordar o objetivo da mesma diante da problemática ambiental debatendo alternativas mais adequadas para a relação homem-natureza que, na sociedade atual, está basicamente associada à utilidade que a natureza pode representar aos homens. Essa perspectiva tem sido identificada como um dos fatores determinantes da atual crise ambiental. Uma dessas alternativas parte do reconhecimento da “outridade” da natureza, já que a busca pelo respeito por sua dignidade e alteridade é apresentada por alguns autores como fundamento de uma relação mais apropriada. Tais reflexões são de fundamental interesse para a Educação Ambiental que, por meio de seu caráter intrinsecamente educativo, deve colaborar com o processo de construção de um outro olhar e uma outra de relação ser humano-natureza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaina Roberta dos Santos, Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, São Carlos, São Paulo.

Mestre em Educação (Área temática: Educação Ambiental) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista – (UNESP) campus Rio Claro e doutoranda em educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Downloads

Publicado

2013-04-19

Como Citar

Santos, J. R. dos. (2013). ÉTICA E NATUREZA: O PAPEL DA EDUCAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE UM NOVO OLHAR. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 25. https://doi.org/10.14295/remea.v25i0.3510