Compreensões dos professores de uma escola do campo no sul de Minas Gerais sobre a temática ambiental

Autores

  • Fabiana Mara Oliveira Universidade Federal de Itajuba https://orcid.org/0000-0003-0455-7335
  • Luciano Fernandes Silva Universidade Federal de Itajuba
  • Janaina Roberta dos Santos Universidade Federal de Itajubá

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.13290

Palavras-chave:

Educação do Campo, Educação Ambiental, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)

Resumo

A crise ambiental já é o principal problema enfrentado pela humanidade. Reconhecemos que vários setores da sociedade, incluindo o campo da Educação, estão mobilizados para tentar compreender e enfrentar essa crise. De modo especial, destacamos que há escassa literatura sobre processos educativos envolvendo temas ambientais em contextos sociais diretamente envolvidos com lutas contra injustiças sociais e ambientais. Nesse contexto, elaboramos uma investigação que objetivou identificar e analisar compreensões sobre temas ambientais que são elaboradas por professores que atuam em uma escola do campo localizada em um assentamento do MST na região sul de Minas Gerais. Os resultados sugerem que os docentes elaboram discursos que vinculam problemas sociais e ambientais locais com aspectos macro socioeconômicos.

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Biografia do Autor

Fabiana Mara Oliveira, Universidade Federal de Itajuba

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alfenas, metre em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Itajubá e doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. fabianamaradeoliveira@hotmail.com

Luciano Fernandes Silva, Universidade Federal de Itajuba

Graduado em Física pela Universidade de São Paulo, mestre e doutor pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professor e pesquisador pela Universidade Federal de Itajubá.  lufesilva@unifei.edu.br

Janaina Roberta dos Santos, Universidade Federal de Itajubá

Graduada em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Barão de Mauá, mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Professora e pesquisadora da Universidade Federal de Itajubá. Jrsantos200@gmail.com

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Publicado

2022-08-15

Como Citar

Oliveira, F. M., Silva, L. F. ., & Santos, J. R. dos. (2022). Compreensões dos professores de uma escola do campo no sul de Minas Gerais sobre a temática ambiental. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 39(2), 205–224. https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.13290