EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: A QUESTÃO AMBIENTAL ENTRE OS CONCEITOS DE CULTURA E TRABALHO

Alexandre Maia do Bomfim, Fernanda Delvalhas Piccolo

Resumo


O presente artigo aborda, de uma perspectiva teórica, a temática da Educação Ambiental (EA) com o intuito de
analisar as contribuições das ciências sociais e, particularmente, do conceito antropológico de cultura e do
conceito materialista de trabalho para aqueles que se debruçam e intervêm na área da “questão ambiental”. Este
estudo aponta a importância de se considerar os conteúdos político-ideológicos nas reflexões sobre a EA para
constituí-la Crítica. Infere que EA precisa sair do patamar da higienização e culpabilização simplista de todos,
para: questionar o incentivo consumista da sociedade, apontar os principais responsáveis pela degradação
ambiental, mostrar que aumento de consciência da crise ambiental proporcionalmente não a diminuiu, denunciar
que a experimentação das mazelas advindas da destruição da natureza é percebida de forma diferenciada pelas
classes sociais, mostrar que a destruição da natureza não ameaça imediatamente o atual sistema econômico que
se caracteriza em administrar a escassez de recursos.

Palavras-chave


Educação Ambiental Crítica; Cultura e Meio Ambiente; Trabalho e Meio Ambiente.

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v27i0.3236

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