Percepção e interação de crianças no processo de revitalização da praça pública Ary Müller em Dois Vizinhos - PR

Autores

  • Tamara Botelho Maria UTFPR
  • Aline Delfino Germano UTFPR
  • Flavia Gizele König Brun UTFPR
  • Anelize Queiroz Amaral

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v31i2.4704

Palavras-chave:

educação ambiental, áreas verdes, recreação na Praça.

Resumo

A sociedade moderna apresenta inúmeros déficits quanto à preservação de ambientes públicos, principalmente o meio ambiente, assim a educação ambiental surge na não só como forma recuperação da natureza, mas também do sentimento de cidadania das crianças. Para que houvesse uma breve sensibilização ambiental, foi realizada uma oficina de desenhos na Praça Ary Müller em Dois Vizinhos – PR, com 34 crianças presentes no local, sendo solicitado que desenhassem o que mais gostavam na Praça. Os desenhos foram classificados segundo a metodologia de Sauvé (2005), sendo encontrados nos desenhos, 4 das 7 categorias descritas pela mesma. A categoria meio ambiente lugar em que se vive foi a que teve maior numero de respostas, 53,0%, o que demonstra que a maioria das crianças encontra o meio ambiente no seu dia-dia. A admiração do verde pôde ser observada claramente nos desenhos, reforçando a importância de Praças e áreas verdes nos centros urbanos.

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Biografia do Autor

Tamara Botelho Maria, UTFPR

Academica do curso de Engenharia Florestal da UTFPR, Campus Dois Vizinhos. Integrante do Grupo de Silvicultura e Ecologia Urbana da UTFPR Dois Vizinhos. Estagiária do Laboratório de Paisagismo da UFPR.

Aline Delfino Germano, UTFPR

Academica do curso de Engenharia Florestal da UTFPR Campus Dois Vizinhos, bolsista PIBEXT-UTFPR e integrante do grupo de Silvicultura e Ecologia Urbana da UTFPR, Campus Dois Vizinhos.

Flavia Gizele König Brun, UTFPR

Profª. Doutora, Pesquisadora e Líder do grupo de Silvicultura e Ecologia Urbana da UTFPR, Campus Dois Vizinhos. flaviag@utfpr.edu.br.

Anelize Queiroz Amaral

Docente do curso de Ciências Biológicas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Campus Dois Viznhos, Líder do Grupo de Pesquisas e Estudos em Educação Ambiental – GPEEA e Integrante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID/Biologia.

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Publicado

2014-12-29

Como Citar

Maria, T. B., Germano, A. D., Brun, F. G. K., & Amaral, A. Q. (2014). Percepção e interação de crianças no processo de revitalização da praça pública Ary Müller em Dois Vizinhos - PR. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 31(2), 215–229. https://doi.org/10.14295/remea.v31i2.4704

Edição

Seção

Artigos