Contribuições e interconexões entre a complexidade e a dialética na pesquisa-ação em educação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v38i1.12225Palavras-chave:
Complexidade. Dialética. Pesquisa-Ação em Educação Ambiental.Resumo
Esse trabalho é fruto de inquietações epistemológicas acerca da pesquisa-ação e de pressupostos teóricos, epistemológicos e metodológicos da Teoria da Complexidade e da Dialética enquanto fomentadoras das discussões acerca da Educação Ambiental. Nesse sentido, tem como objetivo refletir sobre as contribuições e interconexões existentes entre a complexidade e a dialética na pesquisa-ação em educação ambiental. Desta forma, o trabalho caracteriza-se na reflexão da contribuição de categorias presentes na dialética para as discussões ambientais e o desenvolvimento de uma pesquisa-ação, tais como o trabalho, a totalidade e a práxis. E, ainda, a relação e diálogo destas com conceitos presentes na Complexidade, como a ecologia da ação, a unidade na diversidade (também presente na dialética), e a relação das partes com o todo. A partir disso, entender como essas contribuições e interconexões existentes contribuem para a construção de uma pesquisa alternativa, baseada na ação educativa, como ferramenta de transformação da realidade. Com isso, observa-se que a pesquisa-ação em educação ambiental, sob a ótica da complexidade e da dialética, se mostra como uma alternativa de emancipação dos participantes envolvidos no fenômeno, no sentido da compreensão das ideologias presentes nos discursos educacionais e ambientais, de sua superação, e da construção de uma sociedade ambientalmente consciente.
Downloads
Referências
CHAUÍ, Marilene. O que é ideologia. São Paulo: Brasiliense, 2012.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pesquisa-ação e prática docente: articulações possíveis. IN_ Pesquisa em educação: possibilidades investigativas, formativas da pesquisa-ação, volume 1 / Selma Garrido Pimenta, Maria Amélia Santoro Franco, (orgs.). 2. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012.
FREIRE, Paulo. Conscientização – teoria e prática da liberdade: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3. ed. São Paulo: Moraes, 1980.
GRABUSKA, Claiton José; BASTOS, Fábio da Purificação de. Investigação-ação educacional: possibilidades críticas e emancipatórias na prática educativa. IN_ Pesquisa-ação: princípios e métodos / Roberto Jarry Richardson (org.). João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2003.
GUIMARÃES, Mauro. Armadilha paradigmática na educação ambiental. IN_ Pensamento complexo, dialética e educação ambiental. CASTRO, Ronaldo Souza de; LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; LAYRARGUES, Philippe Pomier (Orgs.). 2.ed. São Paulo: Cortez, 2011.
HUNGARO, Edson Marcelo. A questão do método na constituição da teoria social de Marx. IN_ O método dialético na pesquisa em educação/organizadores Célio da Cunha, José Vieira de Sousa, Maria Abádia da Silva. Campinas, SP: Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, UnB, 2014.
KONDER, Leandro. O futuro da filosofia da práxis. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1992.
LEFF, Enrique. Ecologia, capital e cultura: a territorialização da racionalidade ambiental. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
LAYRARGUES, Philippe Pomier. Muito além da natureza: educação ambiental e reprodução social. IN_ Pensamento complexo, dialética e educação ambiental. CASTRO, Ronaldo Souza de; LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; LAYRARGUES, Philippe Pomier (Orgs.). 2.ed. São Paulo: Cortez, 2011.
LOUREIRO. Carlos Frederico Bernardo. Complexidade e dialética: contribuições à práxis política e emancipatória em educação ambiental. IN_ Educação e Sociedade. Campinas, vol. 27, n. 94, p. 131-152, jan/abr. 2006.
LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Problematizando conceitos: contribuição à práxis em educação ambiental. IN_ Pensamento complexo, dialética e educação ambiental. CASTRO, Ronaldo Souza de; LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; LAYRARGUES, Philippe Pomier (Orgs.). 2.ed. São Paulo: Cortez, 2011.
LOWY, Michael. Método dialético e teoria política. Tradução de Reginaldo Di Piero. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.
MASSON, Gisele. A importância dos fundamentos ontológicos nas pesquisas sobre políticas educacionais: contribuições do materialismo histórico-dialético. IN_ O método dialético na pesquisa em educação/organizadores Célio da Cunha, José Vieira de Sousa, Maria Abádia da Silva. Campinas, SP: Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, UnB, 2014.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 5 ed. Porto Alegre: Sulina, 2015.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2 ed. rev. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2011.
PIMENTA, Selma Garrido. Introdução. IN_ Pesquisa em educação: possibilidades investigativas, formativas da pesquisa-ação, volume 1 / Selma Garrido Pimenta, Maria Amélia Santoro Franco, (orgs.). 2. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012.
REIGOTA, Marcos. O que é educação ambiental. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 2014.
RICHARDSON, Roberto Jarry. Como fazer pesquisa-ação? IN_ Pesquisa-ação: princípios e métodos / Roberto Jarry Richardson (org.). João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2003.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.