Contribuições e interconexões entre a complexidade e a dialética na pesquisa-ação em educação ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v38i1.12225

Palavras-chave:

Complexidade. Dialética. Pesquisa-Ação em Educação Ambiental.

Resumo

Esse trabalho é fruto de inquietações epistemológicas acerca da pesquisa-ação e de pressupostos teóricos, epistemológicos e metodológicos da Teoria da Complexidade e da Dialética enquanto fomentadoras das discussões acerca da Educação Ambiental. Nesse sentido, tem como objetivo refletir sobre as contribuições e interconexões existentes entre a complexidade e a dialética na pesquisa-ação em educação ambiental. Desta forma, o trabalho caracteriza-se na reflexão da contribuição de categorias presentes na dialética para as discussões ambientais e o desenvolvimento de uma pesquisa-ação, tais como o trabalho, a totalidade e a práxis. E, ainda, a relação e diálogo destas com conceitos presentes na Complexidade, como a ecologia da ação, a unidade na diversidade (também presente na dialética), e a relação das partes com o todo. A partir disso, entender como essas contribuições e interconexões existentes contribuem para a construção de uma pesquisa alternativa, baseada na ação educativa, como ferramenta de transformação da realidade. Com isso, observa-se que a pesquisa-ação em educação ambiental, sob a ótica da complexidade e da dialética, se mostra como uma alternativa de emancipação dos participantes envolvidos no fenômeno, no sentido da compreensão das ideologias presentes nos discursos educacionais e ambientais, de sua superação, e da construção de uma sociedade ambientalmente consciente.

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Biografia do Autor

Theóffillo da Silva Lopes, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando em Educação PPGE/UFPB; Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente PRODEMA/UFPB; Pedagogo da UFPB; e Professor de Educação Básica I na Prefeitura Municipal de João Pessoa-PB.

Francisco José Pegado Abílio, Universidade Federal da Paraíba

Professor Titular do Departamento de Metodologia da Educação, do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bacharel em Ciências Biológicas pela UFPB (1994), Licenciado em Ciências Biológicas pela UFPB (2001), Mestre em Ciências Biológicas (Zoologia) pela UFPB (1997), Doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) (2002) e Pós-Doutor em Educação (Educação Ambiental) pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT - 2011) sob a supervisão da Profa. Dra. Michèle Sato.

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Publicado

2021-04-23

Como Citar

Lopes, T. da S., & Abílio, F. J. P. (2021). Contribuições e interconexões entre a complexidade e a dialética na pesquisa-ação em educação ambiental. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 38(1), 95–112. https://doi.org/10.14295/remea.v38i1.12225