Educação para sustentabilidade, interdisciplinaridade e as contribuições da mediação para a construção coletiva do conhecimento.<br>Education for sustainability, interdisciplinarity and mediation contributions for the collective construction of knowledge.<br>Educación para la sostenibilidad, interdisciplinaridad y la contribiución de la mediación para la construcción colectiva del conocimiento.

Autores

  • Jeferson Antunes Universidade Federal do Cariri http://orcid.org/0000-0002-2969-5788
  • Verônica Salgueiro do Nascimento Universidade Federal do Ceará
  • Zuleide Fernandes de Queiroz Universidade Regional do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v35i1.7310

Palavras-chave:

Educação para sustentabilidade. Interdisciplinaridade. Mediação.

Resumo

Este artigo trata dos conceitos interdisciplinaridade e mediação como elementos aderentes na reflexão sobre Educação para Sustentabilidade, tomando como base o interdisciplinar para refletir problemas globais através da prática educativa. Nosso objetivo é apresentar reflexões críticas sobre a interdisciplinaridade, a partir da necessidade de mediação pedagógica, no contexto da Educação para a Sustentabilidade; além disso, refletir sobre a mediação (pedagógica/informação) ante as necessidades educativas apresentadas pela sociedade da informação e também, tratamos do papel da Universidade em meio a essa discussão. Concluímos que a mediação tem relação muito estreita com a interdisciplinaridade, contribuindo para a Educação para Sustentabilidade, e sendo o pensamento quanto a Sustentabilidade também papel das Universidades, estas duas categorias podem convergir em soluções que melhor atendam aos problemas globais alvos de reflexão no campo. This paper approaches the concepts of interdisciplinarity and mediation in the reflection on Education for Sustainability, based on the interdisciplinary to reflect on global problems, through the educational practice. Our objective is to present critical reflections on interdisciplinarity, based on the need for pedagogical mediation, in the context of Education for Sustainability; in addition, reflect on the mediation (pedagogical/information) to the educational needs presented by the information society and also, we deal with the role of the University in the midst of this discussion. We conclude that mediation has a very close relationship with interdisciplinarity, contributing to Education for Sustainability, and thinking about Sustainability is also the role of Universities, these two categories can converge in solutions that best meet global problems that are targets of reflection in the field. Este artículo trata de los conceptos interdisciplinaridad y mediación como elementos adherentes en la reflexión sobre Educación para la Sustentabilidad, tomando como base lo interdisciplinario para reflejar problemas globales a través de la práctica educativa. Nuestro objetivo es presentar reflexiones críticas sobre la interdisciplinariedad, a partir de la necesidad de mediación pedagógica, en el contexto de la Educación para la Sustentabilidad; además, reflexionar sobre la mediación (pedagógica/información) ante las necesidades educativas presentadas por la sociedad de la información y también, tratamos del papel de la Universidad en medio de esa discusión. Concluimos que la mediación tiene una relación muy estrecha con la interdisciplinaridad, contribuyendo a la Educación para la Sustentabilidad, y siendo el pensamiento en cuanto a la Sustentabilidad también papel de las Universidades, estas dos categorías pueden converger en soluciones que mejor atiendan a los problemas globales objetivos de reflexión en el campo.

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Biografia do Autor

Jeferson Antunes, Universidade Federal do Cariri

Professor substituto na Universidade Federal do Cariri, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, curso de Administração Pública. Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER) e graduando em Administração Pública na Universidade Federal do Cariri. Graduado na Universidade Regional do Cariri em Licenciatura Plena em História (2007). Coordena o projeto de Extensão do Laboratório Interdisciplinar de Jogos Colaborativos, da UFCA, realizando pesquisas na área de metodologias educativas, ensino cooperativo, jogos cooperativos, tecnologias da informação e da comunicação e áreas afim.

Verônica Salgueiro do Nascimento, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2009) e Pós-Doutora no programa de Pós-Graduação em Psicologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Faz parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER-UFCA)

Zuleide Fernandes de Queiroz, Universidade Regional do Cariri

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1986), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1992), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2003) e pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014). Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER-UFCA).

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Publicado

2018-05-18

Como Citar

Antunes, J., Nascimento, V. S. do, & Queiroz, Z. F. de. (2018). Educação para sustentabilidade, interdisciplinaridade e as contribuições da mediação para a construção coletiva do conhecimento.&lt;br&gt;Education for sustainability, interdisciplinarity and mediation contributions for the collective construction of knowledge.&lt;br&gt;Educación para la sostenibilidad, interdisciplinaridad y la contribiución de la mediación para la construcción colectiva del conocimiento. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 35(1), 260–278. https://doi.org/10.14295/remea.v35i1.7310

Edição

Seção

Artigos