Educação para sustentabilidade, interdisciplinaridade e as contribuições da mediação para a construção coletiva do conhecimento.<br>Education for sustainability, interdisciplinarity and mediation contributions for the collective construction of knowledge.<br>Educación para la sostenibilidad, interdisciplinaridad y la contribiución de la mediación para la construcción colectiva del conocimiento.
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v35i1.7310Palavras-chave:
Educação para sustentabilidade. Interdisciplinaridade. Mediação.Resumo
Este artigo trata dos conceitos interdisciplinaridade e mediação como elementos aderentes na reflexão sobre Educação para Sustentabilidade, tomando como base o interdisciplinar para refletir problemas globais através da prática educativa. Nosso objetivo é apresentar reflexões críticas sobre a interdisciplinaridade, a partir da necessidade de mediação pedagógica, no contexto da Educação para a Sustentabilidade; além disso, refletir sobre a mediação (pedagógica/informação) ante as necessidades educativas apresentadas pela sociedade da informação e também, tratamos do papel da Universidade em meio a essa discussão. Concluímos que a mediação tem relação muito estreita com a interdisciplinaridade, contribuindo para a Educação para Sustentabilidade, e sendo o pensamento quanto a Sustentabilidade também papel das Universidades, estas duas categorias podem convergir em soluções que melhor atendam aos problemas globais alvos de reflexão no campo. This paper approaches the concepts of interdisciplinarity and mediation in the reflection on Education for Sustainability, based on the interdisciplinary to reflect on global problems, through the educational practice. Our objective is to present critical reflections on interdisciplinarity, based on the need for pedagogical mediation, in the context of Education for Sustainability; in addition, reflect on the mediation (pedagogical/information) to the educational needs presented by the information society and also, we deal with the role of the University in the midst of this discussion. We conclude that mediation has a very close relationship with interdisciplinarity, contributing to Education for Sustainability, and thinking about Sustainability is also the role of Universities, these two categories can converge in solutions that best meet global problems that are targets of reflection in the field. Este artículo trata de los conceptos interdisciplinaridad y mediación como elementos adherentes en la reflexión sobre Educación para la Sustentabilidad, tomando como base lo interdisciplinario para reflejar problemas globales a través de la práctica educativa. Nuestro objetivo es presentar reflexiones críticas sobre la interdisciplinariedad, a partir de la necesidad de mediación pedagógica, en el contexto de la Educación para la Sustentabilidad; además, reflexionar sobre la mediación (pedagógica/información) ante las necesidades educativas presentadas por la sociedad de la información y también, tratamos del papel de la Universidad en medio de esa discusión. Concluimos que la mediación tiene una relación muy estrecha con la interdisciplinaridad, contribuyendo a la Educación para la Sustentabilidad, y siendo el pensamiento en cuanto a la Sustentabilidad también papel de las Universidades, estas dos categorías pueden converger en soluciones que mejor atiendan a los problemas globales objetivos de reflexión en el campo.Downloads
Referências
ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Mediação da informação e múltiplas linguagens. Pesq. bras. Ci. Inf., Brasília, v.2, n.1, p.89-103, jan./dez., 2009. Disponível em: http://inseer.ibict.br/ancib/index.php/tpbci/article/view/17/39 Acesso em: 19 jan. 2017.
ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de; BORTOLIN, Sueli. Mediação da informação e da leitura. 2007. Disponível em: http://eprints.rclis.org/13269/1/MEDIA%C3%87%C3%83O_DA_INFORMA%C3%87%C3%83O_E_DA_LEITURA.pdf Acesso em: 20 nov. 2016.
BERNHEIM, Carlos Tünnermann; CHAUÍ, Marilena de Souza. Desafios da universidade na sociedade do conhecimento: cinco anos depois da conferência mundial sobre educação superior. Brasília: UNESCO, 2008.
CALDEIRA, Camila Santana; GODOY, Marcela Teixeira; MORALES, Angélica Góis. A educação ambiental e a interdisciplinaridade no contexto escolar. In: Actas Congreso de Medio Ambiente AUGM, 7mo, 2012, ARGENTINA.
COAN, Emerson Ike. A informação como mercadoria e a estetização da notícia na sociedade contemporânea. Revista Estudos de Sociologia, Araraquara, v.16, n.30, p.19-35, 2011.
DMESSXXI. Declaração Mundial sobre o Ensino Superior para o Século XXI (1998). Disponível em <http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/Direito-a-Educa%C3%A7%C3%A3o/declaracao-mundial-sobre-educacao-superior-no-seculo-xxi-visao-e-acao.html> acesso em 18-02-2017 às 08:00 horas.
FLORIANI, Dimas. Marcos Conceituais do Desenvolvimento da Interdisciplinaridade. In: PHILIPPI, Arlindo Jr.; TUCCI, Carlos E. Morelli; HOGAN, Daniel Joseph; NAVEGANTES, Raul. Interdisciplinaridade em Ciências Ambientais. São Paulo: Signus Editora, 2000.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 24ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1996.
__________________________. A Importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez Editora & Autores Associados, 1991.
__________________________. Pedagogia do oprimido. 11ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1987.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ed. São Paulo: Atlas, 2016.
LDB. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2ed. São Paulo: Editora Cortez, 2014.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994.
MASI, Domenico de. O ócio criativo. Rio de Janeiro: Sextante, 2000.
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Maria Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 13ed. São Paulo: Papirus Editora, 2000.
MORIN, Edgard; CIURANA, Emilio-Roger; MOTTA; Raúl Motta. EDUCAR NA ERA PLANETÁRIA: O pensamento complexo como Método de aprendizagem no erro e na incerteza humana. São Paulo: Editora Cortez, 2003.
SILVA, Daniel José da. O Paradigma Transdisciplinar: uma Perspectiva Metodológica para a Pesquisa Ambiental. In: PHILIPPI, Arlindo Jr.; TUCCI, Carlos E. Morelli; HOGAN, Daniel Joseph; NAVEGANTES, Raul. Interdisciplinaridade em Ciências Ambientais. São Paulo: Signus Editora, 2000.
SAVIANI, Dermeval. Educação: Do senso comum à consciência filosófica. 11ed. São Paulo: Editora Autores associados, 1996.
SILVA, Jonathas Luiz Carvalho. Percepções conceituais sobre mediação da informação. InCID: R. Ci. Inf. e Doc., Ribeirão Preto, v. 6, n. 1, p. 93-108, mar./ago., 2015. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/incid/article/view/89731/96288 Acesso em: 19 jan. 2017.
_____. Necessidades de informação e satisfação do usuário: algumas considerações no âmbito dos usuários da informação. InCID: R. Ci. Inf. e Doc., Ribeirão Preto, v. 3, n. 2, p. 102-123, jul./dez., 2012. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/incid/article/view/48656/52727 Acesso em: 19 jan. 2017.
SAUVÉ, Lucie. Uma cartografia das correntes em educação ambiental. In: SATO, Michèle; CARVALHO, Isabel. Educação Ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2005.