QUANDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL FAZ A DIFERENÇA, VIDAS SÃO TRANSFORMADAS

Autores

  • Monica Maria Pereira da Silva Universidade Estadual da Paraíba – UEPB.
  • Lilian Arruda Ribeiro
  • Livia Poliana Santana Cavalcante
  • Alinne Gurjão de Oliveira
  • Raisa Taizier Matias de Sousa
  • José Valberto de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v28i0.3166

Palavras-chave:

Catadores de materiais recicláveis, Educação Ambiental, Associação.

Resumo

O principal objetivo do presente trabalho foi avaliar as alterações advindas do trabalho de Educação Ambiental por meio da extensão universitária, executado de 2009 a 2011, com catadores de materiais recicláveis da comunidade Nossa Senhora Aparecida, Campina Grande-PB. O processo de sensibilização, formação e mobilização foi conduzido em dez etapas, dentre as quais: curso de formação para os discentes de Ciências Biológicas/UEPB; elaboração de diagnóstico socioambiental, desenvolvimento e aplicação de estratégias em Educação Ambiental. No que se refere às mudanças constatadas, destacaram-se: compreensão do contexto social, no qual o grupo em intervenção estava inserido; reconhecimento da importância da profissão exercida; resgate da autoestima; inquietude para intervir na própria realidade; organização em associação (ARENSA: Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Comunidade Nossa Senhora Aparecida); consecução de galpão para triagem, acondicionamento e comercialização, e mitigação de impactos negativos sobre a saúde desses profissionais. Portanto, Educação Ambiental por meio de extensão universitária provocou mudanças nas vidas dos catadores de materiais recicláveis associados à ARENSA, dos discentes e docentes que participaram do projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monica Maria Pereira da Silva, Universidade Estadual da Paraíba – UEPB.

Graduada em Ciências Biológicas. Especialista em Educação Ambiental. Mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente/PRODEMA/UFPB. Doutoranda em Recursos Naturais/UFCG. Professora da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB.

Lilian Arruda Ribeiro

Mestranda em Ciência e Tecnologia Ambiental/UEPB.

Livia Poliana Santana Cavalcante

Mestranda em Recursos Naturais/UFCG.

Alinne Gurjão de Oliveira

Graduanda em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas/UEPB.

Raisa Taizier Matias de Sousa

Mestranda em Ciência e Tecnologia Ambiental/UEPB.

José Valberto de Oliveira

Mestre em Educação/UFPB. Prof. DB/CCBS/UEPB. Membro de Grupo de Pesquisa Etnoecologia e Gestão e Educação Ambiental.

Downloads

Publicado

2012-12-07

Como Citar

Silva, M. M. P. da, Ribeiro, L. A., Cavalcante, L. P. S., Oliveira, A. G. de, Sousa, R. T. M. de, & Oliveira, J. V. de. (2012). QUANDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL FAZ A DIFERENÇA, VIDAS SÃO TRANSFORMADAS. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 28. https://doi.org/10.14295/remea.v28i0.3166