POR QUE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NÃO TEM ALCANÇADO MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA? UMA ANÁLISE DE ARTIGOS PUBLICADOS EM EVENTOS CIENTÍFICOS NO BRASIL DE 2005 A 2010.

Noseny Lira Santos, Monica Maria Pereira da Silva

Resumo


Nunca se falou tanto em Educação Ambiental. Poucas são as ações que provocam mudanças. Objetivou-se analisar Artigos publicados em Anais de eventos regionais, nacionais e internacionais de 2005 a 2010, para identificar as causas das experiências em Educação Ambiental não alcançarem os seus objetivos. Os profissionais que atuam em Educação Ambiental são de diversas áreas: letras (1,48%), psicologia (3,04%), química (4,6%), agronomia (5,05%), assistente social, (5,88%), geografia (8,26%), biologia (20,9%), predominando, engenharia (26,93%). Um dos possíveis problemas de Educação Ambiental não alcançar o efeito desejado pode estar na formação inicial dos profissionais. Embora reconhecendo a existência de trabalhos significativos sobre o tema, o ápice de Educação Ambiental não foi atingido. O desígnio de transformação está sendo obtido de modo tímido. Entende-se que as ações dos atores sociais devem ser articuladas para atingir
transformação. Os principais fatores que impedem a mudança de atitudes das pessoas mediante os problemas
ambientais é a dificuldade em sensibilizar e motivar a consciência ambiental. Para que ocorra a transformação
tão desejada é necessária a continuidade dos projetos de Educação Ambiental, rompimento do paradigma
reducionista e superação da educação bancária.

Palavras-chave


Educação Ambiental, Sensibilização, Transformação.

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v27i0.3198

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