Relação entre a percepção ambiental de docentes e discentes do ensino fundamental II de uma escola pública do semiárido paraibano com as características do bioma caatinga

Pedro José Aleixo dos Santos, Monica Maria Pereira da Silva, Marilia Guimarães Couto, Virginia Gomes Borges

Resumo


Nesse trabalho, analisarmos comparativamente a percepção ambiental de docentes e discentes de uma escola do semiárido paraibano, relacionando a percepção predominante com as características da Caatinga e sua abordagem no ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisa participante realizada de março a dezembro de 2011, na qual através da aplicação de um questionário em forma de trilha foi possível identificar que educadores, educadoras, educandos e educandos reconhecem as características que compõe a Caatinga e o torna um bioma peculiar, todavia, na perspectiva naturalista, refletindo na maneira como o tema é abordado no cotidiano das atividades educativas desenvolvidas na escola. Não foi verificada influencia significativa dos docentes sobre a percepção dos discentes. Observamos, porém, influência dos meios midiáticos.

Palavras-chave


Educação Ambiental; Percepção Ambiental; Bioma Caatinga

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v30i1.3533

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental



Indexadores
Portal de Periódicos - Capes Repositório DSpace Portal do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - IBICT Diadorim Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras Google Acadêmico The Elektronische Zeitschriftenbibliothek (Alemanha) OEI - Biblioteca Digital Diretório Luso-Brasileiro Repositórios e Revistas de Acesso Aberto LATINDEX REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico)
Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient., E-ISSN 1517-1256, ISSN 2318-4884, Rio Grande, Brasil.