ESTRATÉGIAS PARA REALIZAÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v20i0.3855Palavras-chave:
Meio Ambiente, Educação Ambiental, Formação, Estratégias.Resumo
O objetivo deste trabalho consistiu delinear estratégias que possibilitem a realização da Educação Ambiental na escola de Ensino Fundamental, de forma a contribuir para inserção da dimensão ambiental no currículo, melhoria de qualidade de vida, no ambiente escolar e para formação de escolas sustentáveis. O trabalho representou uma pesquisa participante executada em duas escolas de ensino fundamental da rede pública municipal de Campina Grande-PB. As estratégias foram delineadas no primeiro momento em encontros com educadoras e no segundo momento com toda comunidade escolar. Dentre as estratégias, destacamos: a identificação da percepção ambiental; elaboração de diagnóstico ambiental, envolvimento de toda comunidade escolar e formação de educadores e educadoras para implementação de Educação Ambiental dentro dos princípios e diretrizes previstas em documento internacionais e nacionais. A formação de educadores e educadoras ambientais, por meio de um conjunto de estratégias metodológicas aplicado de forma dinâmica, criativa, lúdica, baseado na afetividade entre os atores é a principal estratégia para o desenvolvimento da Educação Ambiental no ensino fundamental.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-09-17
Como Citar
Silva, M. M. P. da, & Leite, V. D. (2013). ESTRATÉGIAS PARA REALIZAÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 20. https://doi.org/10.14295/remea.v20i0.3855
Edição
Seção
Artigos