ESTRATÉGIAS PARA REALIZAÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Monica Maria Pereira da Silva, Valderi Duarte Leite

Resumo


O objetivo deste trabalho consistiu delinear estratégias que possibilitem a realização da
Educação Ambiental na escola de Ensino Fundamental, de forma a contribuir para inserção da
dimensão ambiental no currículo, melhoria de qualidade de vida, no ambiente escolar e para
formação de escolas sustentáveis. O trabalho representou uma pesquisa participante
executada em duas escolas de ensino fundamental da rede pública municipal de Campina
Grande-PB. As estratégias foram delineadas no primeiro momento em encontros com
educadoras e no segundo momento com toda comunidade escolar. Dentre as estratégias,
destacamos: a identificação da percepção ambiental; elaboração de diagnóstico ambiental,
envolvimento de toda comunidade escolar e formação de educadores e educadoras para
implementação de Educação Ambiental dentro dos princípios e diretrizes previstas em
documento internacionais e nacionais. A formação de educadores e educadoras ambientais, por meio de um conjunto de estratégias metodológicas aplicado de forma dinâmica, criativa,
lúdica, baseado na afetividade entre os atores é a principal estratégia para o desenvolvimento
da Educação Ambiental no ensino fundamental.

Palavras-chave


Meio Ambiente; Educação Ambiental; Formação; Estratégias.

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v20i0.3855

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