EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM COMUNIDADE ECLESIAL DE BASE NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE: CONTRIBUIÇÃO PARA O PROCESSO DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3331Palavras-chave:
Educação Ambiental, Mobilização social, Gestão de resíduos sólidos.Resumo
A solução para problemática dos resíduos sólidos depende do processo de Educação Ambiental, por favorecer a aquisição de ações sustentáveis, permitindo que a Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (GIRS) alcance os objetivos que lhe compete. A Escola Municipal Advogado Otavio Amorim, em Campina Grande/PB conta com a GIRS e cede suas instalações à igreja local para realização de encontros, impondo ampliação do trabalho de sensibilização para este grupo. Este trabalho objetivou promover Educação Ambiental à Comunidade Eclesial de Base-CEB que utiliza as instalações da escola, visando favorecer a consolidação da GIRS e contribuir para sustentabilidade local. O trabalho ocorreu no período de junho de 2005 a junho de 2006 com 23 líderes da igreja local. Utilizou-se um conjunto de estratégias metodológicas, tomando por base a pesquisa participante. Destaca-se entre as estratégias: mapa mental, questionário em forma de trilha, observação participante e estudo do meio. Constatou-se que o grupo envolvido percebia o meio ambiente a partir da visão ecológica preservacionista; conhecia os problemas ambientais locais, porém não havia preocupação em solucioná-los. O trabalho permitiu despertar o grupo para a necessidade de relacionar a teoria à prática e provocou inquietude em relações aos problemas locais, contribuindo para iniciar a formação de agentes multiplicadores em Educação Ambiental. Educação Ambiental em CEB representa importante estratégia a sustentabilidade local.Downloads
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Publicado
2013-02-21
Como Citar
Oliveira, I. S. de, & Silva, M. M. P. da. (2013). EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM COMUNIDADE ECLESIAL DE BASE NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE: CONTRIBUIÇÃO PARA O PROCESSO DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 18. https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3331
Edição
Seção
Artigos