O projeto Anna Eserenka: performances e intercâmbios de saberes musicais na Universidade Federal de Roraima (UFRR)
El proyecto Anna Eserenka: performances e intercambios de conocimientos musicales en la Universidad Federal de Roraima (UFRR)
The Anna Eserenka project: performances and exchanges of musical knowledge at the Roraima Federal University (UFRR)

Pablo de Castro Albernaz, Indira Viana Caballero

Resumo


O projeto Anna Eserenka, cadastrado no Programa de Extensão Universitária da UFRR (PROEXT2015), foi idealizado por jovens integrantes da banda Cruviana, criada em 2011 por alunos do Curso de Gestão Territorial Indígena, vinculado ao Instituto Insikiran. Contando com a participação de membros de duas comunidades situadas na Terra Indígena Raposa Serra do Sol (RR), e com o apoio do movimento indígena e da comunidade universitária em geral, esse projeto realiza diversas atividades que concebem a prática musical como forma de “intercâmbio” de saberes, criando possibilidades de vivências de musicalidades indígenas e não-indígenas. O objetivo deste trabalho é refletir sobre a experiência musical concebida pelos alunos indígenas e, a partir da sugestão de Seeger (2015), pensar esses intercâmbios e performances musicais como “modalidade preferencial para muitos processos sociais”, enfatizando o caráter criador e comunicacional da música nas Terras Baixas da América do Sul.

El proyecto Anna Eserenka, registrado en el edicto PROEXT2015 de la UFRR, fue concebido por jóvenes integrantes de la banda Cruviana, creada en 2011 por alumnos del Curso de Gestión Territorial Indígena, vinculado al Instituto Insikiran. El proyecto cuenta con la participación de miembros de dos comunidades situadas en la Tierra Indígena Raposa Serra do Sol (RR), y el apoyo del movimiento indígena y de la comunidad universitaria en general. Así, sus miembros realizan diversas actividades que conciben la práctica musical como forma de "intercambio" de saberes, creando posibilidades de vivencias de musicalidades indígenas y no indígenas. El objetivo de este trabajo es reflexionar sobre la experiencia musical concebida por los alumnos indígenas a partir de la sugerencia de Seeger (2015), de pensar esos intercambios y performances musicales como "modalidad preferencial para muchos procesos sociales", enfatizando el carácter creador y comunicacional de la música en las Tierras bajas de América del Sur.

The Anna Eserenka project, registered in the UFRR’s University Extension Program (PROEXT2015), was conceived by young members of the band Cruviana, created in 2011 by students of the Indigenous Territorial Management undergraduate course linked to the Insikiran Institute. With members from two communities located in Raposa Serra do Sol Indigenous land (RR) and with the support of the indigenous movement and the university community in general, this project carries out several activities that conceive musical practice as a form of knowledge exchange, creating possibilities for the experience of indigenous and non-indigenous musicalities. The purpose of this article is to reflect on the musical experience conceived by indigenous students and, based on Seeger (2015), to think of these musical exchanges and performances as “a preferential modality for many social processes”, emphasizing the creative and communicational character of music in the Lowlands of South America.

Palavras-chave


Saberes musicais. Povos indígenas. Natureza.

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v35i3.8611

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