Ciência-cidadã e Educação Ambiental: cursos de formação e estímulo ao voluntariado em um Parque Nacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v37i1.9636

Palavras-chave:

Cidadão Cientista. Unidades de Conservação. Educação Ambiental.

Resumo

As pesquisas e monitoramentos de base comunitária são notáveis pela importância dos resultados relativos ao manejo de recursos naturais e conservação, além de representarem efetivas interações entre gestores ambientais, pesquisadores e o público leigo. Diante dessa necessidade surge o termo “Ciência-Cidadã”, que descreve parcerias entre cientistas e voluntários leigos, com possibilidades de efetiva participação em coletas e/ou análises de dados científicos. Com base nesta perspectiva, o programa ConsCiência-Cidadã, parceria entre universidade, ONG e ICMBIO, com apoio do CNPq e Fapesp, foi elaborado com o objetivo de contribuir para a formação de pessoas, em especial moradores do entorno dos parques nacionais, para atuarem como cidadão-cientista e estímulo ao voluntariado. Foram realizados três cursos, os quais buscaram estimular a formação científica, o engajamento em atividades socioambientais e a melhoria dos espaços naturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nijima Novello Rumenos, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho

Graduada do curso de Ciências Biológicas nas modalidades Licenciatura e Bacharelado na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" na Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Patologia de invertebrados e Controle microbiano de insetos com ênfase em Biologia Molecular. Também participou de projetos voltados para a área da Educação, como o Pibid. Estudou na Universidade de Évora, Portugal, na área de Ensino e Educação em Ciências, no programa de Intercâmbio Empreendedorismo da USP. É mestre do programa de Educação, linha de pesquisa: Educação Ambiental, na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), campus de Rio Claro. Atualmente faz pós- graduação, nível de doutorado, na Unesp, campus de Bauru, no programa Educação para a Ciência. Participa do grupo de pesquisa "Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental,Sustentabilidade e Ambientalização - GEPEASA" da Unesp. Atua principalmente nas seguintes áreas: Educação; Ensino; Ensino de Ciências; Educação Ambiental.

Maria de Lourdes Spazziani, Instituto de Biociências - Unesp Botucatu

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Guarulhos (1979), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Nove de Julho (1981), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atualmente é professor adjunto do deparamento de Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, ensino de ciências biológicas, psicologia histórico-cultural, pesquisa qualitativa e educação.

Referências

BRASIL. Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000. Sistema Nacional de Unidade de Conservação da Natureza – SNUC: 3. ed. aum. Brasília: MMA/SBF, 2003.

BRASIL. Ministério do Turismo. Ecoturismo: orientações básicas. 2. ed. Brasília: Ministério do Turismo, 2010.

COHN, Jeffrey. Citizen science: can volunteers do real research? BioScience, v. 58, n. 3, p 192–197, mar. 2008.

DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. The sage handbook of qualitative research. Thousand Oaks: Sage, n. 4, 2005, 766 p.

FELÍCIO, Pedro Fernando Viana. Movimento Ecológico. Revista Science in Health, v. 2, p. 120-122, 2011.

FELÍCIO, Pedro Fernando Viana. Sustentabilidade na educação física escolar. In: (Luis Eduardo Pinto Tourinho Dantas, and Edson de Jesus Manoel, eds). A construção do conhecimento na educação física escolar: ensaios e experiências Movimento Ecológico. Curitiba: CRV, 2017.

INSTITUTO ECOAR PARA A CIDADANIA. Agenda 21 do pedaço. São Paulo, 2001.

IRVING, Marta de Azevedo. Turismo, ética e educação ambiental – novos paradigmas em planejamento. In: (Marta de Azevedo Irving and Júlia Azevedo, eds.). Turismo: desafio da sustentabilidade. São Paulo: Futura, 2002.

KANIAK, Vitor Carlos. Trabalho de voluntários na proteção e manejo dos parques nacionais do Brasil. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal, Setor de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Paraná – UFPR. Curitiba: UFPR, 1990.

LAYRARGUES, Philippe Pomier; LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. Mapeando as macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental contemporânea no Brasil. In: VI Encontro Pesquisa em Educação Ambiental: a pesquisa em educação ambiental e a pós-graduação. São Paulo: USP, 2011.

PAKENAS, Antônio; SOUZA JUNIOR, Tássio Pessoa; PEREIRA, Benedito. Dinâmica não-linear e exercício físico: conceitos e aplicações. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, n. 13, p. 331-335, 2007.

SAVE BRASIL. Sociedade para a conservação das Aves do Brasil. Acesso em 02 maio, 2019. Disponível em: http://www.savebrasil.org.br/cidadao-cientista/.

SHIRK, Jennifer, BONNEY, Rick. Developing a citizen Science Program: a synthesis of citizen frameworks. Cornell Laboratório de Ornitologia, Ithaca, NY. 2015.

SILVA, Lorena Patrício. Aves da Demétria: um pequeno guia para cidadãos-cientistas. Botucatu: Universidade Estadual Paulista – UNESP, 2017.

Downloads

Publicado

2020-04-17

Como Citar

Rumenos, N. N., & Spazziani, M. de L. (2020). Ciência-cidadã e Educação Ambiental: cursos de formação e estímulo ao voluntariado em um Parque Nacional. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 37(1), 127–144. https://doi.org/10.14295/remea.v37i1.9636