Ciência-cidadã e Educação Ambiental: cursos de formação e estímulo ao voluntariado em um Parque Nacional
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v37i1.9636Keywords:
Cidadão Cientista. Unidades de Conservação. Educação Ambiental.Abstract
As pesquisas e monitoramentos de base comunitária são notáveis pela importância dos resultados relativos ao manejo de recursos naturais e conservação, além de representarem efetivas interações entre gestores ambientais, pesquisadores e o público leigo. Diante dessa necessidade surge o termo “Ciência-Cidadã”, que descreve parcerias entre cientistas e voluntários leigos, com possibilidades de efetiva participação em coletas e/ou análises de dados científicos. Com base nesta perspectiva, o programa ConsCiência-Cidadã, parceria entre universidade, ONG e ICMBIO, com apoio do CNPq e Fapesp, foi elaborado com o objetivo de contribuir para a formação de pessoas, em especial moradores do entorno dos parques nacionais, para atuarem como cidadão-cientista e estímulo ao voluntariado. Foram realizados três cursos, os quais buscaram estimular a formação científica, o engajamento em atividades socioambientais e a melhoria dos espaços naturais.Downloads
References
BRASIL. Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000. Sistema Nacional de Unidade de Conservação da Natureza – SNUC: 3. ed. aum. Brasília: MMA/SBF, 2003.
BRASIL. Ministério do Turismo. Ecoturismo: orientações básicas. 2. ed. Brasília: Ministério do Turismo, 2010.
COHN, Jeffrey. Citizen science: can volunteers do real research? BioScience, v. 58, n. 3, p 192–197, mar. 2008.
DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. The sage handbook of qualitative research. Thousand Oaks: Sage, n. 4, 2005, 766 p.
FELÍCIO, Pedro Fernando Viana. Movimento Ecológico. Revista Science in Health, v. 2, p. 120-122, 2011.
FELÍCIO, Pedro Fernando Viana. Sustentabilidade na educação física escolar. In: (Luis Eduardo Pinto Tourinho Dantas, and Edson de Jesus Manoel, eds). A construção do conhecimento na educação física escolar: ensaios e experiências Movimento Ecológico. Curitiba: CRV, 2017.
INSTITUTO ECOAR PARA A CIDADANIA. Agenda 21 do pedaço. São Paulo, 2001.
IRVING, Marta de Azevedo. Turismo, ética e educação ambiental – novos paradigmas em planejamento. In: (Marta de Azevedo Irving and Júlia Azevedo, eds.). Turismo: desafio da sustentabilidade. São Paulo: Futura, 2002.
KANIAK, Vitor Carlos. Trabalho de voluntários na proteção e manejo dos parques nacionais do Brasil. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal, Setor de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Paraná – UFPR. Curitiba: UFPR, 1990.
LAYRARGUES, Philippe Pomier; LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. Mapeando as macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental contemporânea no Brasil. In: VI Encontro Pesquisa em Educação Ambiental: a pesquisa em educação ambiental e a pós-graduação. São Paulo: USP, 2011.
PAKENAS, Antônio; SOUZA JUNIOR, Tássio Pessoa; PEREIRA, Benedito. Dinâmica não-linear e exercício físico: conceitos e aplicações. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, n. 13, p. 331-335, 2007.
SAVE BRASIL. Sociedade para a conservação das Aves do Brasil. Acesso em 02 maio, 2019. Disponível em: http://www.savebrasil.org.br/cidadao-cientista/.
SHIRK, Jennifer, BONNEY, Rick. Developing a citizen Science Program: a synthesis of citizen frameworks. Cornell Laboratório de Ornitologia, Ithaca, NY. 2015.
SILVA, Lorena Patrício. Aves da Demétria: um pequeno guia para cidadãos-cientistas. Botucatu: Universidade Estadual Paulista – UNESP, 2017.