Tecnologia e Educação Ambiental

o uso de QR Code nas visitas em Unidades de Conservação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v41i1.15095

Palavras-chave:

Tecnologias, Mata Atlântica, Ensino Não-Formal

Resumo

Diante do aumento dos impactos ambientais, as unidades de conservação (UC) exercem um papel importante na proteção de áreas nativas e na promoção da educação ambiental. No entanto, as UC não costumam ter boa estrutura para o desenvolvimento da educação ambiental. O presente trabalho teve como objetivo analisar o potencial do uso da ferramenta Qr Code em atividades de educação ambiental no Refúgio de Vida Silvestre Mata do Buraquinho, João Pessoa/PB. A atividade consistiu em um percurso, onde os participantes foram divididos em dois grupos, um acompanhado por um guia e outro seguindo um mapa e obtendo informações via Qr Code. A partir da aplicação de de questionários foi observada boa assimilação dos assuntos abordados em ambos os grupos. Os entrevistados consideraram o uso do Qr Code acessível e cativante. Por fim, diante das limitações existentes na visitação do JBBM, a utilização dessa tecnologia apresenta potencial de ampliar as formas de educação ambiental e melhorar a interação das pessoas com o espaço.

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Biografia do Autor

David Lucas Amorim Lopes, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Ciências Biológicas, modalidade Licenciatura pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB (2022). E-mail: david8lucas@gmail.com.

Denise Dias da Cruz, Departamento de Sistemática e EcologiaUniversidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Ciências Biológicas (2000) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestrado (2003) e doutorado (2007) em Ecologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Fez pós-doutorado no Departamento de Botânica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professora adjunta do Departamento de Sistemática e Ecologia da Universidade Federal da Paraíba, ministrando disciplinas na área de Ecologia na graduação e na Pós Graduação (Prodema - Programa Regional de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente). Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: fenologia, biologia reprodutiva, polinização, interação animal/ planta e relações entre espécies simpátricas.

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Publicado

2024-04-15

Como Citar

Lopes, D. L. A. ., & Cruz, D. D. da. (2024). Tecnologia e Educação Ambiental : o uso de QR Code nas visitas em Unidades de Conservação. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 41(1), 190–213. https://doi.org/10.14295/remea.v41i1.15095