EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA AO ECOTURISMO NAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DO PÓLO DE ECOTURISMO DA ILHA DE SANTA CATARINA
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v20i0.3831Palavras-chave:
ecoturismo, educação ambiental, unidades de conservação, Pólo de Ecoturismo da Ilha de Santa Catarina.Resumo
Essa pesquisa objetivou identificar e analisar junto aos gestores das unidades de conservação do Pólo de Ecoturismo da Ilha de Santa Catarina (PEISC) a aplicação da educação ambiental no ecoturismo. O PEISC localiza-se na Região Sul do Brasil, no Estado de Santa Catarina e compreende o município de Florianópolis e seu entorno. Ao pressupor-se que a educação ambiental constitui uma indispensável ferramenta ao planejamento e ao desenvolvimento das atividades de ecoturismo, por sensibilizar seus envolvidos acerca dos benefícios da conservação da natureza, pretendeu-se revelar as modalidades de educação ambiental aplicadas no ecoturismo das unidades de conservação formadoras do pólo supracitado. Adotaram-se como procedimentos metodológicos, para a coleta de dados, o método qualitativo e as técnicas de pesquisa bibliográfica, documental e de entrevista estruturada, bem como, as técnicas de análise documental e do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), para a análise dos dados coletados. Os resultados mostram uma intrínseca relação entre o ecoturismo e a educação ambiental e a identificação de que a educação ambiental desenvolvida pelos gestores das unidades de conservação no ecoturismo está dissociada dos escopos teóricometodológicos apresentados pelo aprendizado seqüencial, pela interpretação ambiental e pela educação no processo de gestão ambiental.Downloads
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