“O gênero é fundamental para o desenvolvimento sustentável”: reflexões sobre a operação de dispositivos em programas globais e seus efeitos para a Educação Ambiental

Dárcia Amaro Ávila, Paula Regina Costa Ribeiro, Paula Corrêa Henning

Resumo


Apresentamos no presente ensaio de análise algumas reflexões sobre a discursividade da categoria gênero no âmbito de programas globais como, por exemplo, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD e União Internacional de Conservação da Natureza - UICN. Inspiradas nas teorizações de Michel Foucault e nos estudos de gênero e feministas, estabelecemos algumas articulações com a Educação Ambiental. Por esse viés, destacamos a operação do gênero como dispositivo que, articulado aos dispositivos da Sustentabilidade e da Educação Ambiental, procura gerir a população para se alcançar o desenvolvimento sustentável. Nessa perspectiva, a partir dos dispositivos percebemos a possibilidade de outras formas de entender a Educação Ambiental na contemporaneidade.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.5962

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Indexadores
Portal de Periódicos - Capes Repositório DSpace Portal do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - IBICT Diadorim Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras Google Acadêmico The Elektronische Zeitschriftenbibliothek (Alemanha) OEI - Biblioteca Digital Diretório Luso-Brasileiro Repositórios e Revistas de Acesso Aberto LATINDEX REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico)
Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient., E-ISSN 1517-1256, ISSN 2318-4884, Rio Grande, Brasil.