“O gênero é fundamental para o desenvolvimento sustentável”: reflexões sobre a operação de dispositivos em programas globais e seus efeitos para a Educação Ambiental

Authors

  • Dárcia Amaro Ávila Universidade Federal do Rio Grande – FURG.
  • Paula Regina Costa Ribeiro
  • Paula Corrêa Henning

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.5962

Abstract

Apresentamos no presente ensaio de análise algumas reflexões sobre a discursividade da categoria gênero no âmbito de programas globais como, por exemplo, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD e União Internacional de Conservação da Natureza - UICN. Inspiradas nas teorizações de Michel Foucault e nos estudos de gênero e feministas, estabelecemos algumas articulações com a Educação Ambiental. Por esse viés, destacamos a operação do gênero como dispositivo que, articulado aos dispositivos da Sustentabilidade e da Educação Ambiental, procura gerir a população para se alcançar o desenvolvimento sustentável. Nessa perspectiva, a partir dos dispositivos percebemos a possibilidade de outras formas de entender a Educação Ambiental na contemporaneidade.

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Author Biographies

Dárcia Amaro Ávila, Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

Doutoranda em Educação Ambiental, Universidade Federal do Rio Grande – FURG/Brasil.

Paula Regina Costa Ribeiro

Professora doutora da Universidade Federal do Rio Grande – FURG/Brasil.

Paula Corrêa Henning

Professora doutora da Universidade Federal do Rio Grande – FURG/Brasil.

Published

2016-07-24

How to Cite

Ávila, D. A., Ribeiro, P. R. C., & Henning, P. C. (2016). “O gênero é fundamental para o desenvolvimento sustentável”: reflexões sobre a operação de dispositivos em programas globais e seus efeitos para a Educação Ambiental. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 95–119. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.5962