Educação ambiental e visualidades

representações imagéticas na série Jatobá de Rosana Paulino (2019)

Autores

  • Renato Duro Dias Universidade Federal do Rio Grande
  • Amanda Netto Brum Universidade Federal do Rio Grande
  • Simone Grohs Freire Universidade Federal do Rio Grande - FURG http://orcid.org/0000-0003-3566-0669

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v41i2.16575

Palavras-chave:

Educação Ambiental Crítica, Ecofeminismo Crítico , Rosana Paulino , Visualidades

Resumo

A produção do conhecimento, materializada a partir da centralidade europeia, constituiu a modernidade tendo como base a colonialidade do saber (Mignolo, 2017), inclusive no campo do sensível e do estético. As categorias do pensamento e as representações imagéticas encharcadas da retórica da modernidade reproduziram este mesmo sentido existente nos sistemas-mundo (Wallerstein, 1999), especialmente onde se constituem as visualidades brasileira (Paulino, 2011, 2019) e latino-americana (Gómez, Mignolo, 2012). Neste sentido, esta investigação de abordagem qualitativa centrada na análise de imagens pretende discutir, a partir da série Jatobá de Rosana Paulino (2019), as opressões que subjugam mulher-natureza, a partir das possibilidades de uma educação ambiental crítica articulada com o ecofeminismo crítico, tendo como referências dispositivos imagéticos diversos, com vistas a produção de outros corpos, saberes (Carneiro, 2023) e sentidos. Espera-se que estes diálogos potencializem noções outras de mundo.

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Biografia do Autor

Renato Duro Dias, Universidade Federal do Rio Grande

Doutor em Educação. Professor da Faculdade de Direito, do Programa de Pós-graduação em Direito e Justiça Social e do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental, todos da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Líder do GDiS - Grupo de Pesquisa Direito e Sexualidades (CNPq). Vice-líder do Laboratório Imagens da Justiça (UFPel) - Grupo de Pesquisa.

Amanda Netto Brum, Universidade Federal do Rio Grande

Pós-doutoranda em Direito. Doutora em Direito pela Unisinos. Mestra em Direito e Justiça Social pela FURG. Especializanda em educação para sexualidades - FURG. Integrante do Grupo de pesquisa Direito e sexualidades - GDiS.

Simone Grohs Freire, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Educação Ambiental. Professora Associada do Instituto de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

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Publicado

2024-08-13

Como Citar

Duro Dias, R. ., Netto Brum, A., & Grohs Freire, S. . (2024). Educação ambiental e visualidades: representações imagéticas na série Jatobá de Rosana Paulino (2019). REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 41(2), 359–379. https://doi.org/10.14295/remea.v41i2.16575