Educação ambiental, ecofeminismo e pesquisa-ação
análise de um processo pedagógico de conscientização
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i1.15052Palavras-chave:
Educação Ambiental crítica, ecofeminismo, mulheres, pesquisa-ação, conscientizaçãoResumo
Environmental Education, Ecofeminism and Action Research: reports on a pedagogical awareness process
Este artigo tem como objetivo apresentar resultados preliminares de uma pesquisa de doutorado em que mulheres em situação de vulnerabilidade socioambiental, reunidas em círculos de cultura, produzem conhecimento, emancipação e transformação social. Este trabalho ancora-se na perspectiva teórica da Educação Ambiental Crítica, a qual, articulada ao Ecofeminismo fornece uma potente lente epistemológica que permite desvelar as opressões enfrentadas pelo grupo. Trata-se de uma pesquisa-ação participante a qual se caracteriza por um lado, no diálogo e produção de conhecimento e, por outro, na resolução de problemas que impactam a realidade desses grupos, buscando, por fim, a transformação social e a emancipação das mulheres participantes. Os resultados, ainda que preliminares, demonstram a potência do referencial teórico metodológico na construção de um processo pedagógico freiriano de conscientização.
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