Educação ambiental, ecofeminismo e pesquisa-ação

análise de um processo pedagógico de conscientização

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i1.15052

Keywords:

Educação Ambiental crítica, ecofeminismo, mulheres, pesquisa-ação, conscientização

Abstract

Environmental Education, Ecofeminism and Action Research: reports on a pedagogical awareness process

Este artigo tem como objetivo apresentar resultados preliminares de uma pesquisa de doutorado em que mulheres em situação de vulnerabilidade socioambiental, reunidas em círculos de cultura, produzem conhecimento, emancipação e transformação social. Este trabalho ancora-se na perspectiva teórica da Educação Ambiental Crítica, a qual, articulada ao Ecofeminismo fornece uma potente lente epistemológica que permite desvelar as opressões enfrentadas pelo grupo. Trata-se de uma pesquisa-ação participante a qual se caracteriza por um lado, no diálogo e produção de conhecimento e, por outro, na resolução de problemas que impactam a realidade desses grupos, buscando, por fim, a transformação social e a emancipação das mulheres participantes. Os resultados, ainda que preliminares, demonstram a potência do referencial teórico metodológico na construção de um processo pedagógico freiriano de conscientização.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lisiana Lawson Terra da Silva, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutoranda em Educação Ambiental;  Pesquisadora  do GEFE - grupo de estudos em filosofias emergentes, ambos na Universidade Federal do Rio Grande-FURG. Presidente da ONG Movimento Solidário Colmeia.

André Luis Castro de Freitas, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2016). Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental - PPGEA, bem como, do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências - PPGEC, ambos na Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

References

ADAMS, Telmo. Educação e economia (popular) solidária: mediações pedagógicas do trabalho associado na Associação dos Recicladores de Dois Irmãos. 2007. 356 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2007. Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2064

Acesso em: 12 de dez.2021.

ARRUZZA, Cinzia; BHATTACHARYA, Tithi; FRASER, Nancy. Feminismo para os 99%: um manifesto. São Paulo: Boitempo, 2019.

BATTHACHARYA, Tithi. O que é a teoria da reprodução social? Revista Outubro, n. 32, p. 100-113, 1º semestre. 2019. Disponível em: http://outubrorevista.com.br/o-que-e-a-teoria-da-reproducao-social/ Acesso em: 22 nov. 2021.

BEZERRA, Aída; BRANDÃO, Carlos Rodrigues (org.). A questão política da educação popular. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1980.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues; STRECK, Danilo Romeu. Pesquisa Participante: a partilha do saber. Aparecida - SP: Ideias & Letras, 2006.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Círculo de Cultura. In: STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (Org.). Dicionário Paulo Freire. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. Edição Kindle.

DALLA COSTA, Mariarosa; JAMES, Selma. El poder de la mujer: y la subversión de la comunidade. Argentina: Siglo veintiuno, 1979.

DI CIOMMO, Regina Célia. Ecofeminismo e Educação Ambiental. São Paulo: Editorial Cone Sul/Editora Uniube, 1999.

FEDERICI, Sílvia. Calibã e a bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva. São Paulo: Elefante, 2017.

FEDERICI, Silvia. Reencantando o mundo: feminismo e a política dos comuns. São Paulo: Elefante, 2022.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 60 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

FREIRE, Paulo. Conscientização. São Paulo: Cortez, 2018. Edição Kindle.

GOMES, Nilma Lino. Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais no Brasil: uma breve discussão. Portal Geledés: artigos e revistas, [s. l], p. 39-62, 13 mar. 2017. Disponível em: https://www.geledes.org.br/alguns-termos-e-conceitos-presentes-no-debate-sobre-relacoes-raciais-no-brasil-uma-breve-discussao/ . Acesso em: 12 jun. 2023.

HOOKS, bell. Teoria feminista: da margem ao centro. São Paulo: Perspectiva, 2019.

KRONBAUER, Luiz Gilberto. Ação- Reflexão. In: STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (Org.). Dicionário Paulo Freire. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. Edição Kindle.

LAYRARGUES, Phillipe Pomier; LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. As macrotendências politico-pedagógicas da Educação Ambiental brasileira. Ambiente e Sociedade, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 23-40, mar. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/asoc/a/8FP6nynhjdZ4hYdqVFdYRtx/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 19 dez. 2021.

LERNER, Gerda. A criação do patriarcado: história da opressão das mulheres pelos homens. São Paulo: Cultrix, 2019.

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Premissas teóricas para uma educação ambiental transformadora. Ambiente e Educação: Revista de Educação Ambiental, Rio Grande, v. 8, n. 1, p.37-57, jan. 2003. Disponível em: https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/897/355

Acesso em: 04 mar. 2018.

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Trajetórias e fundamentos da Educação Ambiental. Cortez: São Paulo, 2009.

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; TORRES, Juliana Rezende (Org.). Educação Ambiental: dialogando com Paulo Freire. São Paulo: Cortez, 2014. Edição Kindle.

MIES, Maria. Patriarchy and Accumulation on a World Scale: women in the international division of labour. London: Zedbooks, 2014. Edição Kindle.

MIES, Maria; SHIVA, Vandana. Ecofeminism. London & New York: Zed Books, 2014.

PEDRUZZI, Alana das Neves. Sobre presenças e ausências na Educação Ambiental Crítica. 2019. 143 f. Tese (Doutorado) - Curso de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2019. Disponível em: https://ppgea.furg.br/dissertacoes-e-teses/55-publicacoes-de-2019/569-12241tese-alana-das-neves-pedruzzi Acesso em: 19 dez. 2021.

PITANO, Sandro. Sujeito Social. In: STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (Org.). Dicionário Paulo Freire. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. Edição Kindle.

PULEO, Alicia Helda. Ecofeminismo: para otro mundo posible. Madrid: Cátedra, 2018.

REIGOTA, Marcos. O que é Educação Ambiental. São Paulo: Brasiliense, 2014.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2022.

ZEIN, Laila Fariha; SETIAWAN, Adib Rifiq. General overview of ecofeminism. LaxLars, Indonésia, p. 1-10, 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/335441481_General_Overview_of_Ecofeminism

Acesso em: 20 set. 2021.

Published

2023-07-31

How to Cite

Silva, L. L. T. da, & Freitas, A. L. C. de . (2023). Educação ambiental, ecofeminismo e pesquisa-ação: análise de um processo pedagógico de conscientização. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 28(1), 1–26. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i1.15052