Educação ambiental, ecofeminismo e pesquisa-ação

análise de um processo pedagógico de conscientização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i1.15052

Palavras-chave:

Educação Ambiental crítica, ecofeminismo, mulheres, pesquisa-ação, conscientização

Resumo

Environmental Education, Ecofeminism and Action Research: reports on a pedagogical awareness process

Este artigo tem como objetivo apresentar resultados preliminares de uma pesquisa de doutorado em que mulheres em situação de vulnerabilidade socioambiental, reunidas em círculos de cultura, produzem conhecimento, emancipação e transformação social. Este trabalho ancora-se na perspectiva teórica da Educação Ambiental Crítica, a qual, articulada ao Ecofeminismo fornece uma potente lente epistemológica que permite desvelar as opressões enfrentadas pelo grupo. Trata-se de uma pesquisa-ação participante a qual se caracteriza por um lado, no diálogo e produção de conhecimento e, por outro, na resolução de problemas que impactam a realidade desses grupos, buscando, por fim, a transformação social e a emancipação das mulheres participantes. Os resultados, ainda que preliminares, demonstram a potência do referencial teórico metodológico na construção de um processo pedagógico freiriano de conscientização.

 

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Biografia do Autor

Lisiana Lawson Terra da Silva, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutoranda em Educação Ambiental;  Pesquisadora  do GEFE - grupo de estudos em filosofias emergentes, ambos na Universidade Federal do Rio Grande-FURG. Presidente da ONG Movimento Solidário Colmeia.

André Luis Castro de Freitas, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2016). Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental - PPGEA, bem como, do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências - PPGEC, ambos na Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

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Acesso em: 20 set. 2021.

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Publicado

2023-07-31

Como Citar

Silva, L. L. T. da, & Freitas, A. L. C. de . (2023). Educação ambiental, ecofeminismo e pesquisa-ação: análise de um processo pedagógico de conscientização. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 28(1), 1–26. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i1.15052