PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MULTIPLICADORAS DE SABERES SOBRE O AMBIENTE
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v28i0.3187Palavras-chave:
Formação de Professores, Educação Ambiental, Ensino de Biologia.Resumo
Na disciplina de “Estágio Supervisionado” de um Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, organizou-se cursos desenvolvidos por estudantes da universidade e ministrados nos espaços de um Parque de proteção ambiental para alunos do ensino médio de uma escola pública. O desejo principal, ao propor os estágios com essa configuração, foi proporcionar aos estudantes-professores em formação a criação de um currículo que não fosse marcado, apenas, como escolar. Nesta direção, o artigo discute e analisa, a partir desse processo formativo, como articulou-se, às práticas pedagógicas desenvolvidas nos cursos, saberes advindos da mídia, das experiências cotidianas, das artes, da escola e da universidade. Indaga-se também os muitos modos de ver, de narrar e de se relacionar com o ambiente, que surgiram nas pedagogias praticadas através dos cursos. Conclui-se o artigo argumentando, a partir dos estudos culturais e dos estudos de currículo, que os saberes em jogo multiplicaram-se, ampliaram-se e potencializaram outros encontros entre os alunos e o Parque.Downloads
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Publicado
2012-12-09
Como Citar
Guimarães, L. B., & Zimmermann, N. (2012). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MULTIPLICADORAS DE SABERES SOBRE O AMBIENTE. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 28. https://doi.org/10.14295/remea.v28i0.3187
Edição
Seção
Artigos