PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MULTIPLICADORAS DE SABERES SOBRE O AMBIENTE

Autores

  • Leandro Belinaso Guimarães Universidade Federal de Santa Catarina, Ufsc, Florianópolis, Santa Catarina.
  • Narjara Zimmermann Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v28i0.3187

Palavras-chave:

Formação de Professores, Educação Ambiental, Ensino de Biologia.

Resumo

Na disciplina de “Estágio Supervisionado” de um Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, organizou-se cursos desenvolvidos por estudantes da universidade e ministrados nos espaços de um Parque de proteção ambiental para alunos do ensino médio de uma escola pública. O desejo principal, ao propor os estágios com essa configuração, foi proporcionar aos estudantes-professores em formação a criação de um currículo que não fosse marcado, apenas, como escolar. Nesta direção, o artigo discute e analisa, a partir desse processo formativo, como articulou-se, às práticas pedagógicas desenvolvidas nos cursos, saberes advindos da mídia, das experiências cotidianas, das artes, da escola e da universidade. Indaga-se também os muitos modos de ver, de narrar e de se relacionar com o ambiente, que surgiram nas pedagogias praticadas através dos cursos. Conclui-se o artigo argumentando, a partir dos estudos culturais e dos estudos de currículo, que os saberes em jogo multiplicaram-se, ampliaram-se e potencializaram outros encontros entre os alunos e o Parque.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Belinaso Guimarães, Universidade Federal de Santa Catarina, Ufsc, Florianópolis, Santa Catarina.

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (FFCLRP). Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Departamento de Metodologia do Ensino (MEN), do Centro das Ciências da Educação (CED), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), na linha de pesquisa "Educação e Comunicação". Oriento pesquisas de mestrado e de doutorado, que articulam educação e estudos culturais, a partir de perspectivas pós-estruturalistas. Meu foco de atuação está centrado nas áreas da formação de professores/as e da educação ambiental. Meus interesses atuais tocam questões relativas à imagem, ao cotidiano, à sustentabilidade, à mídia.

Narjara Zimmermann, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo.

Bióloga bacharel e licenciada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre e doutoranda em Ensino e História de Ciências da Terra pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Downloads

Publicado

2012-12-09

Como Citar

Guimarães, L. B., & Zimmermann, N. (2012). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MULTIPLICADORAS DE SABERES SOBRE O AMBIENTE. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 28. https://doi.org/10.14295/remea.v28i0.3187