PERMACULTURA, O REENCONTRO COM O CUIDADO: o relato da experiência em um processo formativo com professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v36i2.8863

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Formação continuada. Permacultura. Educação Biocêntrica.

Resumo

Este artigo apresenta o relato de uma Formação Continuada em Educação Ambiental (EA) com educadores/as e educandos/as da Rede Estadual de Santa Catarina. O objetivo geral é refletir em torno desta prática pedagógica desenvolvida durante a formação, estimulando a potência da vida e o reencontro com o cuidado, por meio da Permacultura e da Educação Biocêntrica, com a intenção de sugerir a construção de uma cultura sustentável. E especificamente refletir as práticas pedagógicas que vêm sendo desenvolvidas em torno do trabalho com as hortas escolares; proporcionar o reencontro com o cuidado, permeado pelo contato com a terra, com as pessoas e com o ambiente. Com este estudo compreendeu-se que a permacultura possibilitou aos participantes reverem o espaço escolar, as relações vivenciadas, bem como os métodos de cultivo de plantas e manejo do solo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Mafra Orsi, 17ª Gerência de Educação de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).

Ananda Nocchi Rockett, Universidade do Vale do Itajai (UNIVALI)

Bióloga, professora e consultora em Educação Ambiental. Autônoma.

Downloads

Publicado

2019-07-20

Como Citar

Orsi, R. M., & Rockett, A. N. (2019). PERMACULTURA, O REENCONTRO COM O CUIDADO: o relato da experiência em um processo formativo com professores. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 36(2), 4–25. https://doi.org/10.14295/remea.v36i2.8863

Edição

Seção

Artigos