Formação continuada, pesquisa e narrativas em educação ambiental

Autores

  • Bruna Neitzel Sepulcri Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Senai
  • Martha Ferreira Tristão Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v34i2.7036

Palavras-chave:

Formação continuada, Contextos Formativos, Educação Ambiental.

Resumo

Este artigo é fruto da pesquisa realizada em nível de mestrado em Educação que teve como objetivo contextualizar a educação ambiental (EA) nos contextos de formação continuada dos/as professores/as da rede municipal de educação do município de Colatina/ES. Acreditamos que o mergulho profundo e sem boias (ALVES, 2008) nos/dos/com os cotidianos dos contextos formativos em que imergimos durante a realização desta pesquisa permite contribuir com a ampliação das redes de saberesfazeres a EA e a formação continuada de professores/as. O mergulho se dá por meio de movimentos diversos/plurais e busca mapear os inúmeros contextos formativos para a formação do/a professor/a e a inserção da EA nestes contextos, para isso, captando as produções narrativas dos/as professores/as coautores deste trabalho. This article is outgrowth of the research accomplished in a level of Masters in Education that has as its purpose contextualize the environmental education (EE) in the contexts of continued development of the teachers from the municipal education system of Colatina/ES. We believe that the deep dive without floats (ALVES, 2008) at/from/with the daily life of the formative contexts in which we immerge during the execution of this research allow us to contribute with the expansion of know-how networks, the EE and the continued development of the teachers. The diving illustrates through various/plural movements and it seeks to map the several formative contexts to the formation of the teacher and the insertion of the EE in these contexts, in order to that, capturing the narrative productions of the co-author teachers of this work. Este artículo es fruto de la investigación realizada a nivel de Maestría en Educación que tuvo como objetivo contextualizar la Educación Ambiental (EA) en los contextos de formación continua de los/las profesores/as de la red municipal de educación del municipio de Colatina/ES. Creemos que el buceo profundo sin flotador (ALVES, 2008) en los/ de los/ con los cotidianos de los contextos formativos en el que sumergimos durante la realización de esta investigación permite contribuir con el aumento de las redes de saberes-haceres, la EA y la formación continua de profesores/as. El buceo se da por medio de movimientos diversos/plurales y busca mapear los inúmeros contextos formativos para la formación del/de la profesor/a y la inserción de la EA en estos contextos, para ello, captando las producciones narrativas de los/de las profesores/as coautores de este trabajo.

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Biografia do Autor

Bruna Neitzel Sepulcri, Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Senai

Concluiu o mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2016). Possui especialização em educação profissional e tecnológica pelo Instituto Federal de Educação - Ifes (2012) e é graduada em Ciências Biológicas pela Escola de Ensino Superior Educandário Seráfico São Francisco de Assis - ESFA (2009). Atualmente é professora/instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), onde além de ministrar aulas, realiza orientações de projetos tecnológicos e de trabalhos de conclusão de cursos (TCC).

Martha Ferreira Tristão, Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes

Concluiu estágio de pós-doutorado na University of Regina, Saskatchewan, Canadá em 2011. Possui doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2001), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1992) e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (1980). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Espírito Santo e atua na graduação e na Pós-graduação, nos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordena o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudo em Educação Ambiental (NIPEEA) no Centro de Educação da UFES. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental e suas relações com a teoria da complexidade, com pesquisas que envolvem, principalmente, os seguintes temas: comunidades e escolas, processos de identificação, interdependência natureza/cultura, produções narrativas e descolonização do pensamento. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq- PQ2, 2015-2018.

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Publicado

2017-09-02

Como Citar

Sepulcri, B. N., & Tristão, M. F. (2017). Formação continuada, pesquisa e narrativas em educação ambiental. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 34(2), 190–203. https://doi.org/10.14295/remea.v34i2.7036

Edição

Seção

Artigos