Perspectivas de formação continuada de professores em educação ambiental:

um estudo a partir de teses

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v39i3.14877

Palavras-chave:

Perspectivas de formação de professores, Formação continuada, Educação Ambiental

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever e compreender as perspectivas de formação continuada abordada nas teses em Educação Ambiental que focam suas investigações nos processos de formação continuada de professores produzidas no Brasil. Essa pesquisa se insere na linha de investigações do tipo estado da arte, tendo como fonte o banco de dados do Projeto EArte, onde foram identificadas 36 teses que se voltam para essa temática. Para analisar os trabalhos consideramos como referência as perspectivas de formação: tecnicista, prática e crítica. A análise realizada permitiu apontar que em praticamente metade das teses analisadas não foi possível identificar a perspectiva que orientou o desenvolvimento do processo de formação, pois elas se encontravam em uma transição entre as perspectivas tecnicistas, prática e crítica, gerando uma certa incongruência em determinadas passagens entre essas diferentes perspectivas. Este panorama é um importante direcionamento para futuras pesquisas e/ou práticas de formação continuada de professores no campo da EA.

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Biografia do Autor

Catarina Teixeira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutora em Educação. Professora na Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM.

Luiz Marcelo de Carvalho, Universidade Estadual Paulista

Doutor em Educação. Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista – Unesp, Rio Claro e na Universidade Federal de Itajubá – Unifei.

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Publicado

2022-12-16

Como Citar

Teixeira, C., & de Carvalho, L. M. (2022). Perspectivas de formação continuada de professores em educação ambiental:: um estudo a partir de teses. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 39(3), 288–309. https://doi.org/10.14295/remea.v39i3.14877

Edição

Seção

Dossiê temático: Produção acadêmica em Educação Ambiental