Perspectivas de formação continuada de professores em educação ambiental:
um estudo a partir de teses
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v39i3.14877Palavras-chave:
Perspectivas de formação de professores, Formação continuada, Educação AmbientalResumo
Este artigo tem como objetivo descrever e compreender as perspectivas de formação continuada abordada nas teses em Educação Ambiental que focam suas investigações nos processos de formação continuada de professores produzidas no Brasil. Essa pesquisa se insere na linha de investigações do tipo estado da arte, tendo como fonte o banco de dados do Projeto EArte, onde foram identificadas 36 teses que se voltam para essa temática. Para analisar os trabalhos consideramos como referência as perspectivas de formação: tecnicista, prática e crítica. A análise realizada permitiu apontar que em praticamente metade das teses analisadas não foi possível identificar a perspectiva que orientou o desenvolvimento do processo de formação, pois elas se encontravam em uma transição entre as perspectivas tecnicistas, prática e crítica, gerando uma certa incongruência em determinadas passagens entre essas diferentes perspectivas. Este panorama é um importante direcionamento para futuras pesquisas e/ou práticas de formação continuada de professores no campo da EA.
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