O ACESSO Á ÁREAS DE LAZER E A PERCEPÇÃO AMBIENTAL INFANTIL NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, RJ – BRASIL.
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v36i2.8873Palavras-chave:
brincadeiras, perfil socioeconômico, percepção ambiental infantil.Resumo
Nesse estudo, amostras de crianças entre 6 e 10 anos foram entrevistadas em três bairros da cidade do Rio de Janeiro. Verificando-se uma forte relação entre o brinquedo favorito e o Índice de desenvolvimento Social (IDS) do bairro da habitação da criança. Os brinquedos eletrônicos foram a preferência no bairro com IDS mais alto e a maior frequência de crianças com percepções antropocêntricas ocorreu nesse bairro. Ocorreram frequências mais altas de crianças manifestando percepção ambiental mais integral entre as que brincam com seus pais. Verificando-se que a construção da percepção ambiental das crianças está diretamente relacionada à aspectos de seu ambiente e grupo social, observando-se que quanto mais a criança ocupa seu tempo com atividades lúdicas na natureza, se torna mais conscientes de seu papel no seu meio ambiente.Downloads
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