O ACESSO Á ÁREAS DE LAZER E A PERCEPÇÃO AMBIENTAL INFANTIL NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, RJ – BRASIL.

Autores

  • Daniel Shimada Brotto Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Laboratório de Ficologia e Educação Ambiental-LAFEA) http://orcid.org/0000-0002-2898-828X
  • Merve Mumcu UNIFESP (Laboratório de biologia do desenvolvimento)

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v36i2.8873

Palavras-chave:

brincadeiras, perfil socioeconômico, percepção ambiental infantil.

Resumo

Nesse estudo, amostras de crianças entre 6 e 10 anos foram entrevistadas em três bairros da cidade do Rio de Janeiro. Verificando-se uma forte relação entre o brinquedo favorito e o Índice de desenvolvimento Social (IDS) do bairro da habitação da criança. Os brinquedos eletrônicos foram a preferência no bairro com IDS mais alto e a maior frequência de crianças com percepções antropocêntricas ocorreu nesse bairro. Ocorreram frequências mais altas de crianças manifestando percepção ambiental mais integral entre as que brincam com seus pais. Verificando-se que a construção da percepção ambiental das crianças está diretamente relacionada à aspectos de seu ambiente e grupo social, observando-se que quanto mais a criança ocupa seu tempo com atividades lúdicas na natureza, se torna mais conscientes de seu papel no seu meio ambiente.

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Biografia do Autor

Daniel Shimada Brotto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Laboratório de Ficologia e Educação Ambiental-LAFEA)

Ph.D. em Biociências e Ciências Ambientais na UENF, atuou na docência, e atualmente, pesquisa em ecologia e educação ambiental.

Merve Mumcu, UNIFESP (Laboratório de biologia do desenvolvimento)

Licenciada em C. Biológicas na UVA, foi auxiliar adm. no Col. Belo Futuro Internac., é estagiaria no Lab. de biologia do desenvolvimento da UNIFESP.

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Publicado

2019-07-20

Como Citar

Brotto, D. S., & Mumcu, M. (2019). O ACESSO Á ÁREAS DE LAZER E A PERCEPÇÃO AMBIENTAL INFANTIL NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, RJ – BRASIL. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 36(2), 44–59. https://doi.org/10.14295/remea.v36i2.8873

Edição

Seção

Artigos