Reflexão e tomada de decisão acerca de questões ambientais: contribuições de um estudo baseado na formação cidadã

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v36i2.9119

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Posicionamento crítico e reflexivo, Problemáticas ambientais.

Resumo

A sociedade contemporânea exige que os indivíduos posicionem criticamente e tomem decisões diante de situações como o agravamento de problemas ambientais. Este artigo possui o objetivo de apresentar como o estudo de uma problemática local pode contribuir para o desenvolvimento da reflexão e/ou tomada de decisão acerca de questões ambientais. O estudo constituído por quatro etapas (reconhecimento, diagnóstico, elaboração de propostas e intervenções) envolveu a participação de 30 estudantes e a problemática se relacionou com uma unidade de conservação que se encontra degradada. Foram desenvolvidas intervenções como uma carta para o prefeito, uma ação comunitária, uma música, um glossário e uma página no facebook. As intervenções apresentaram contribuições significativas para a investigação, pois para executá-las foram necessários momentos de planejamento, divisão de grupos e principalmente reflexão e tomada de decisão.

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Biografia do Autor

Maria Cecília dos Santos Vieira, Faculdade Araguaia

Licenciada em Química pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2014), Especialista em Métodos e Técnicas de Ensino pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura (2016) e Mestra em Ensino de Ciências pela Universidade de Brasília (2017). Possui experiência na Educação Básica e em Tutoria na modalidade de Educação à Distância. Atuou em Laboratório de Equivalência Farmacêutica especialmente no controle de qualidade, em Laboratório de Ciências e na prestação de serviços técnico-químicos especializados. É professora da Faculdade Araguaia, ministrando disciplinas relacionadas à Química e Bioquímica e tem como campo de pesquisa o Ensino de Química e/ou Ciências articulado à Educação Ambiental.

Lenise Aparecida Martins Garcia, Universidade de Brasília

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo (1979), mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade de São Paulo (1983) e doutorado em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo (1989). Foi professora da Universidade de Brasília de 1985 a 2019, atualmente aposentada. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, ensino de ciências, educação a distancia e formação de professores. Desenvolveu a metodologia interdisciplinar da "Educação Ambiental Sustentável", na que se formaram centenas de professores da Educação Básica. De 2004 a 2008 foi coordenadora geral e em 2008 e 2009 coordenadora pedagógica da Licenciatura em Biologia a Distância do Consórcio Setentrional envolvendo 10 Universidades em 8 Estados. Entre 2011 e 2013 foi coordenadora dessa Licenciatura na UnB. É professora e orientadora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da UnB. Atua também na área de Bioética, tendo participado de três audiências públicas no Supremo Tribunal Federal e diversas no Congresso Nacional sobre a temática. Desde 2017 é membro do Conselho Nacional de Saúde (CNS), como representante de usuários, e no âmbito do CNS é Coordenadora Adjunta da Comissão de Ciência e Tecnologia e Assistência Farmacêutica, e membro da Comissão Intersetorial de Saúde das Mulheres.

Referências

Autores 1 e 2 (referências omitidas para evitar a identificação dos autores do trabalho).

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Publicado

2019-07-20

Como Citar

Vieira, M. C. dos S., & Martins Garcia, L. A. (2019). Reflexão e tomada de decisão acerca de questões ambientais: contribuições de um estudo baseado na formação cidadã. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 36(2), 275–295. https://doi.org/10.14295/remea.v36i2.9119

Edição

Seção

Artigos