PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O EMPREGO DE INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE

Autores

  • Fabricio Baron Mussi PUCPR
  • Loise Cristina Schwarzbach PUCPR
  • Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR http://orcid.org/0000-0003-3759-0377

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v36i2.8950

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Usina de Itaipu, Indicadores de Sustentabilidade

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo analisar um projeto desenvolvido pela Usina Hidrelétrica de Itaipu para promoção de encontros/oficinas de educação ambiental com os pescadores profissionais que atuam ao longo do reservatório, a partir de uma perspectiva de análise que concilie indicadores de resultado de natureza quantitativa e qualitativa. A análise teve como apoio teórico os estudos de Mikhailova (2004), Elkington (2001), Bohringer; Jochem (2007), Boulanger (2008), Bell e Morse (2011), entre outros. Foi empregado o método de estudo de caso. A triangulação de entrevistas, documentos internos e a observação das oficinas de educação ambiental indicaram que os resultados mais relevantes do programa são de natureza qualitativa. Sugere-se, por fim, a avaliação longitudinal do programa, a fim de acompanhar a evolução dos indicadores identificados.

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Biografia do Autor

Fabricio Baron Mussi, PUCPR

Mestre em Administração pela UFPR. Professor da Faculdade União das Américas, em Foz do Iguaçu, PR. Doutorando em Administração. Gestor de Contratos no Departamento de Reservatório e Áreas Protegidas da Itaipu Binacional

Loise Cristina Schwarzbach, PUCPR

Doutoranda e Mestre em Administração pela UFPR. Doutoranda em Administração pela PUCPR. Bolsista Capes.

Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Mestre e doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (M/D) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR.

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Publicado

2019-07-20

Como Citar

Mussi, F. B., Schwarzbach, L. C., & Dudeque Pianovski Vieira, A. M. (2019). PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O EMPREGO DE INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 36(2), 126–147. https://doi.org/10.14295/remea.v36i2.8950

Edição

Seção

Artigos