Diálogos entre a Formação Inicial Docente em Biologia e a temática da Justiça, conflitos e Racismo Ambiental.

Autores

  • Marcelo Aranda Stortti UNIRIO, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Duque de Caxias (FEUDUC),RJ
  • celso Pereira Sanchez UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v36i2.8925

Palavras-chave:

educação ambiental, racismo ambiental, justiça ambiental

Resumo

O objetivo deste trabalho foi refletir sobre as construções discursivas de futuros professores de biologia, acerca de articulações entre racismo ambiental, justiça ambiental, educação ambiental e ensino de ciências. Como metodologia desenvolvemos a técnica de grupo focal em 27 alunos da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Duque de Caxias (Rio de Janeiro) e a análise de conteúdos. Os resultados encontrados demonstraram pouco conhecimento das temáticas investigadas e uma preponderância de concepções embasadas em uma educação ambiental conservadora. Sobre o tema da justiça e racismo ambiental o grupo demonstrou pouco interesse sobre essas questões e uma confusão teórica. A partir dessa pesquisa podemos supor a necessidade de ampliar o diálogo entre as disciplinas específicas relacionando-as com temas socioambientais mais próximos do cotidiano dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Aranda Stortti, UNIRIO, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Duque de Caxias (FEUDUC),RJ

Departamento de Educação e de Biologia. Desenvolvo projetos e pesquisas desde 1992 em educação ambiental em parceria com movimentos sociais, ONGs e na formação inicial de professores e educadores.

celso Pereira Sanchez, UNIRIO

Pesquisador e professor do programa de pós-graduação em educação da UNIRIO e coordenador do grupo de pesquisa GEASUR

Referências

ACHINTE, Adolfo Albán. Artistas indígenas y afrocolombianas: Entre las memorias y cosmovisiones estéticas de la resistencia. In MIGNOLO, W; PALERMO, Z.. Arte y estética en la encrucijada descolonial. Ediciones del Signo, 2009.

ACSELRAD, H.. As práticas espaciais e o campo dos conflitos ambientais. In: Conflitos Ambientais no Brasil. H. ACSELRAD (org). Rio de Janeiro: Relume Dumará; F. Heinrich Böll, 2004.

__________. Ambientalização das lutas sociais – o caso do movimento por justiça social. Estudos Avançados. 24 (68), 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010340142010000100010&script=sci_arttext. Acesso em 10 de janeiro de 2014.

ACSELRAD, H.; MELLO, C.C.A; BEZERRA, G.N.. O que é Justiça Ambiental. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.

ACCIOLY, I.. Ideologia do desenvolvimento e do consumo sustentável na educação ambiental: uma análise das políticas publicas na Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável. In In LOUREIRO, C.F.B.; LAMOSA, R. A. C.. Educação ambiental: um balanço crítico da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Rio de Janeiro: Quarter: CNPQ, p. 68 - 104, 2015.

BARROS, T. G. E.; QUEIROS, W. P.. Estado da Arte sobre as pesquisas de formação de professores na Educação Ambiental. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – X ENPEC Águas de Lindóia, SP – 24 a 27 de Novembro de 2015. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R1991-1.PDF. Acesso em:10/06/16.

BENTO, M. A. S.. Pactos narcísicos no racismo: branquitude e poder nas organizações empresariais e no poder público. 2002. Tese (doutorado em psicologia). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.

BERNAL, A. B.. A construção do Programa Estadual de Educação Ambiental do Rio de Janeiro: disputas pela agenda pública em tempos de hegemonia neoliberal. Rio de Janeiro: UFRJ, 2012.

BORON, A. A.. America Latina en la Geopolitica del Imperialismo. Argentina: LUXEMBURG, 2012.

CANDAU, V. M.. Educação Intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. São Paulo: Editora São Paulo. 2009.

CAPELLA, V. B.. El movimiento por la justicia ambiental: entre el ecologismo y los derechos humanos. In: Anuario de filosofía del derecho XIII. Universitat de València.1996.

CONSENZA, A.; MARTINS, I.. Possibilidades e limites de uma formação para justiça ambiental na escola. In: Caderno de resumos. III Seminário de Justiça Ambiental, Igualdade Racial e Educação. Editora Unigranrio, Rio de Janeiro, 2013.

DIAS, G. F.. Educação Ambiental: princípios e práticas. São Paulo: Gaia. 2000.

DUSSEL, E.. 1492 o encobrimento do outro: a origem do mito da modernidade: Conferências de Frankfurt. Petrópolis, RJ: Vozes. 1993.

FANON, F.. Em Defesa da Revolução Africana. São Paulo. Terceiro Mundo.1974.

FREIRE, P.. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

__________. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

__________. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

__________. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

GUIMARÃES, J. M. M.; ALVES, J. M. Formação de professores na área de educação ambiental: uma análise dos anais da ANPEd (2009-2011). Pesquisa em Educação Ambiental, v. 7, n. 1, p. 49-67, 2012.

GUIMARÃES, M.. A formação de educadores ambientais. Campinas, S.P.: Papirus, 2004.

GONDIM, S. M. G.. Grupos focais como técnica de investigação qualitativa: desafios metodológicos. Paidéia, 12(24), p. 149-161. 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/paideia/v12n24/04. Acessado em 19/10/2016.

GUSMÃO, N. M.M.. A Lei n° 10.639/2003 e a Formação Docente: desafios e conquistas. In JESUS, R. F.; ARAUJO, M. S.; JUNIOR, H. C.. Dez anos da Lei n° 10.639/2003: memórias e perspectivas. Fortaleza: Edições UFC, p. 47- 61. 2013.

HERCULANO, S.. O clamor por justiça ambiental e contra o racismo ambiental. Revista de Gestão Integrada em Saúde do Trabalho e Meio Ambiente (InterfacEHS), v.3, n.1, Artigo 2, jan./ abril 2008. Disponível em: http://www.professores.uff.br/seleneherculano/images/Oclamor_por_justi%C3%A7a_ambiental_e_contra__racismo_ambiental__9-282-1-PB.pdf. Acesso em 20 de setembro de 2015.

KASSIADOU, A.M.; SÁNCHEZ, C.P.. O coletivo jovem de meio ambiente e a política governamental de escolas sustentáveis: reflexões sobre possíveis diálogos com a justiça ambiental. Revista de Educação, Ciências e Matemática. v.3 n.3 set/dez 2013 ISSN 2238-2380.

KASSIADOU, A.M.; SÁNCHEZ, C.P.. O coletivo jovem de meio ambiente: uma contribuição à política governamental de escolas sustentáveis dos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente. In: VII EPEA - Encontro Pesquisa em Educação Ambiental Rio Claro - SP, 07 a 10 de Julho de 2013.

LAYRARGUES, P.P.. Para onde vai a educação ambiental? O cenário político-ideológico da educação ambiental brasileira e os desafios de uma agenda política crítica contra hegemônica. In: Revista Contemporânea da Educação. vol. 7. n.14. 2012.

_________________. Educação ambiental no Brasil: o que mudou nos vinte anos entre a Rio 92 e a Rio+20. Revista Eletrônica de Jornalismo Científico, LABJOR/SBPC, 2012. Disponível em: http://www.ecodebate.com.br/2012/03/21/educacao-ambiental-no-brasil-o-que-mudou-nosvinte-anos-entre-a-rio-92-e-a-rio20-artigo-de-philippe-pomier-layrargues/. Acesso em: 30 de janeiro de 2015.

LAYRARGUES, P.P.; LOUREIRO, C.F.B.. Ecologia política, justiça e educação ambiental crítica: perspectivas de aliança contra-hegemônica. In: Trabalho, educação e Saúde. Rio de Janeiro, v.11.n.1, p.53-71, jan./abr.2013.

LEHER, R.. Educação ambiental como crítica ao desenvolvimento sustentável: desafios dos movimentos e das lutas sociais. In LOUREIRO, C.F.B.; LAMOSA, R. A. C.. Educação ambiental: um balanço crítico da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Rio de Janeiro: Quarter: CNPQ, p. 15 - 138, 2015.

MARTINEZ-ALIER, J.. O ecologismos dos pobres: conflitos ambientais e linguagens de valoração. São Paulo: Contexto, 2011.

MENEZES, A. K.. Escolas sustentáveis e conflitos socioambientais: reflexões sobre o programa governamental das Escolas Sustentáveis sob a ótica da Justiça Ambiental. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.

MIRANDA, C., OLIVEIRA, O. V.. Multiculturalismo crítico, relações raciais e política curricular: a questão do hibridismo na Escola. Revista Brasileira de Educação. Jan /Fev /Mar /Abril, n 25. 2004. disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a06.pdf. Acesso em: 22 de janeiro de 2016.

MIGNOLO, W.. La opción de-colonial: desprendimiento y apertura. Un manifiesto y un caso. Tabula Rasa. Colômbia, n°. 8: 243-281, enero-junio 2008. Disponível em: http://www.revistatabularasa.org/numero-8/mignolo1.pdf. acessado em: 02/09/2016. 2008.

PACHECO, T.; FAUSTINO, C.. A iniludível e desumana prevalência do racismo ambiental nos conflitos do mapa. In: Injustiça ambiental e saúde no Brasil: o mapa de conflitos. /organizado por PORTO, M. F., PACHECO, T.; LEROY J. P.. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2013.

QUEIROZ, M. R.; MIRANDA, C.. Contribuições dos estudos críticos da branquitude para o enfrentamento do racismo na educação superior. REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 38., 2017, São Luiz, Maranhão. Anais eletrônicos… Maranhão: ANPEd, 2017. Disponível em: http://anais.anped.org.br/sites/default/files/arquivos/trabalho_38anped_2017_GT21_1015.pdf. Acessado em 10 de fevereiro de 2017.

QUIJANO, A.. Colonialidad del Poder, Eurocentrismo y América Latina, In LANDER, E.. La Colonialidad del Saber: Eurocentrismo y ciencias socials. Perspectivas latinoamericanas. Buenos Aires: CLACSO. 2000.

TOZONI-REIS, M. F. C.; TEIXEIRA, L. A.; MAIA, J. S. S.. As publicações acadêmicas e a educação ambiental na escola básica. REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 34., 2011, Natal, RN. Anais eletrônicos… Natal: ANPEd, 2011. Disponível em: <http://34reuniao.anped.org.br/index.phpoption=com_content&view=article&id=135:t rabalhos-gt22-educacao-ambiental&catid=47:trabalhos&Itemid=59>. Acesso em: 14 nov. 2011.

TOZONI-REIS, M. F. C.; CAMPOS, L.M.L.. A formação inicial de professores no fortalecimento da educação ambiental escolar: contribuições da pedagogia histórico-crítica. In LOUREIRO, C.F.B.; LAMOSA, R. A. C.. Educação ambiental: um balanço crítico da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Rio de Janeiro: Quarter: CNPQ, p. 105 - 138, 2015.

TRAD, L. A. B.. Grupos focais: conceitos, procedimentos e reflexões baseadas em experiências com o uso da técnica em pesquisas de saúde. Physis, Rio de Janeiro , v. 19, n. 3, p. 777-796, 2009 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103312009000300013&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 23 Jan. 2017.

Downloads

Publicado

2019-07-20

Como Citar

Stortti, M. A., & Sanchez, celso P. (2019). Diálogos entre a Formação Inicial Docente em Biologia e a temática da Justiça, conflitos e Racismo Ambiental. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 36(2), 60–82. https://doi.org/10.14295/remea.v36i2.8925

Edição

Seção

Artigos