NATUREZA E REPRESENTAÇÕES QUE R-EXISTEM: CINCO SÉCULOS DE INVASÃO, APROPRIAÇÃO E VIOLÊNCIA NA AMAZÔNIA BRASILEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v36i2.9039

Palavras-chave:

Amazônia. Educação Ambiental. Ancestralidades Indígenas. Representações Sociais.

Resumo

As tensões ideológicas forjadas pelo capital colocaram a Amazônia no centro das lutas simbólicas atuais. De um lado, a Medida Provisória 870 que, defendida pelo governo Bolsonaro, desarticula as principais pautas ambientais. Do outro, os saberes e as ancestralidades indígenas que tem r-existido aos cinco séculos de invasão, apropriação e violência em defesa da floresta. Com esses elementos, pensamos nesta pesquisa que tem como objetivo: identificar os saberes e as ancestralidades indígenas, nas representações sociais de Educação Ambiental de docentes na cidade de Castanhal – Pará. Participaram da pesquisa 121 docentes que, com formação em Pedagogia, responderam ao questionário, complementado por dois grupos de discussão e pela observação participante. Nos resultados mais significativos, destacamos que as estratégias sutis de dominação não conseguiram desenraizar, principalmente, as identidades que tem como base a defesa da natureza.

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Biografia do Autor

Francisca Marli Rodrigues de Andrade, Universidade Federal Fluminense

Professora Adjunta na área de Saúde e Meio Ambiente, vinculada ao curso Interdisciplinar em Educação do Campo - Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui doutorado em Educação, Cultura da Sustentabilidade e Desenvolvimento pela Universidade de Santiago de Compostela (USC) – Espanha. Colabora com redes de pesquisas em âmbito nacional e internacional. É membro titular da Comissão Permanente de Sustentabilidade da Universidade Federal Fluminense (CPS). Forma parte do Grupo Encontro de Saberes na UFF, vinculado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Inclusão (INCTI) com sede na Universidade de Brasília (UnB).

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Publicado

2019-07-20

Como Citar

Rodrigues de Andrade, F. M. (2019). NATUREZA E REPRESENTAÇÕES QUE R-EXISTEM: CINCO SÉCULOS DE INVASÃO, APROPRIAÇÃO E VIOLÊNCIA NA AMAZÔNIA BRASILEIRA. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 36(2), 207–227. https://doi.org/10.14295/remea.v36i2.9039

Edição

Seção

Artigos