Notas teórico-metodológicas sobre a pesquisa etnográfica na área de educação ambiental

Autores

  • Gianpaolo Knoller Adomilli Universidade Federal do Rio Grande, Furg, Rio Grande, Rio Grande do Sul. http://orcid.org/0000-0001-8370-2267
  • Mártin César Tempass Universidade federal do Rio Grande - FURG
  • Raizza da Costa Lopes Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v34i3.7282

Palavras-chave:

etnografia, educação ambiental, conflitos ambientais.

Resumo

Neste artigo, pretendemos fazer uma aproximação entre pesquisa etnográfica e Educação Ambiental (EA). Tratamos de apresentar a etnografia enquanto método vinculado à reflexão antropológica, ao mesmo tempo em que possibilita contribuições analíticas para a pesquisa em Educação Ambiental e, em especial, para os estudos sobre conflitos ambientais. Dito em outras palavras, trataremos de propor alguns pressupostos teórico-metodológicos e reflexões da antropologia que poderiam ser aplicados em pesquisas na educação ambiental, sobretudo no que se refere à dimensão analítica dos conflitos ambientais enquanto lugar de interface entre áreas. In this article, we intend to make an approximation between ethnographic research and Environmental Education. We present the ethnographic as a method linked to anthropological reflection, at the same time as we seek to think their contributions to research in environmental education and in particular for studies on environmental conflicts. Put in other words, we will try to propose some theoretical and methodological assumptions and initial reflections of anthropology that could be apply at research in environmental education, particularly with regard to the analytical dimension of environmental conflicts as an interface instead of between areas. En este articulo, pretendemos aproximar la pesquisa etnografica y la Educación Ambiental (EA). Tratamos de presentar a la etnografía enguanto método vinculado al pensamiento antropológico, al paso en que posibilita contribuciones analíticas para la pesquisa en Educación Ambiental y, en especial, para los estudios sobre conflictos ambientales. Dicho en otras palabras, trataremos de proponer algunos presupuestos teórico-metodológicos y reflexiones de la antropología que ponderan ser aplicados en pesquisas en educación ambiental, sobretodo no que se refiere a la dimensión analítica de los conflictos ambientales como espacio de interfaces entre áreas.

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Biografia do Autor

Gianpaolo Knoller Adomilli, Universidade Federal do Rio Grande, Furg, Rio Grande, Rio Grande do Sul.

Possui bacharelado em Ciências Sociais (2001) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, mestrado (2003) e doutorado (2007) em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Atualmente é professor da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, atuando no Instituto de Ciências Humanas e da Informação - ICHI - e no Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental. Coordena o Laboratório de Ensino e Pesquisa em Arqueologia e Antropologia - LEPAN, vinculado ao ICHI/FURG. Coordena o Núcleo de Estudos sobre Populações Costeiras e SaberesTradicionais - NECO (Diretório dos Grupos de Pesquisa CNPq). Tem experiência na área de Antropologia Social, com ênfase em estudos sobre populações pesqueiras, dedicando-se aos seguintes temas: etnografia, conflitos socioambientais, saberes tradicionais, territorialidade.

Mártin César Tempass, Universidade federal do Rio Grande - FURG

Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor de Antropologia no curso de Bacharelado em Arqueologia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Realizou Pós-doutorado na Universidad Nacional de San Martín, Buenos Aires, Argentina (2010). Realizou DOCFIX (2012-2015) com bolsa concedida pela Capes e Fapergs atuando como professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGAnt) da Universidade Federal de Pelotas. Pesquisador vinculado ao Núcleo de Antropologia das Sociedades Indígenas e Tradicionais (NIT) e ao Núcleo de Estudos Interdisciplinares de Cultura e Alimentação (NEICA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Membro do Núcleo de Etnologia Ameríndia (NETA - UFPel) e do Núcleo de Estudos sobre Populações Costeiras e Saberes Tradicionais (NECO - FURG). Pesquisador vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas Alimentação e Cultura (GEPAC- UFPel), do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da UFRGS. Membro da Comissão Editorial Executiva da Revista Espaço Ameríndio (UFRGS) e Editor da revista Tessituras (UFPel). Desenvolve pesquisas sobre o simbolismo alimentar de grupos indígenas e comunidades rurais.

Raizza da Costa Lopes, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestre em Educação Ambiental (2015-2017) e graduada em Ciências Biológicas - Bacharelado (2010-2014) ambos pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

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Publicado

2017-12-19

Como Citar

Adomilli, G. K., Tempass, M. C., & Lopes, R. da C. (2017). Notas teórico-metodológicas sobre a pesquisa etnográfica na área de educação ambiental. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 34(3), 226–244. https://doi.org/10.14295/remea.v34i3.7282

Edição

Seção

Artigos