Núcleo de Educação Ambiental da UFSC e o Programa de Formação Continuada de Educadoras e Educadores Ambientais para uma Cultura da Sustentabilidade

Autores

  • Eduardo Erpen Fronza Universidade Federal de Santa Catarina
  • Isabela Tsutiya Andrade Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rodrigo de Almeida Mohedano Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v36i2.9108

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Formação Continuada, Cultura da Sustentabilidade.

Resumo

Neste artigo apresentamos uma descrição explicativa acerca do processo de concepção e execução de uma proposta metodológica de formação continuada para educadoras e educadores ambientais,passando por uma breve contextualização histórica em torno da construção da Educação Ambiental (EA) desde que o conceito surgiu. Na seção de discussão e resultadosrealizamos uma avaliação deste programa,cuja metodologia foi baseada principalmenteem questionários respondidos pela turma, e trazemos como considerações finais algumas reflexões e contribuiçõesque acreditamos serem pertinentes para educadoras e educadores também preocupados em atender a uma necessidade emergente e gritante do planeta nos dias atuais, que entendemos por ser a construção de uma Cultura da Sustentabilidade.

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Biografia do Autor

Eduardo Erpen Fronza, Universidade Federal de Santa Catarina

Atualmente graduando em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem experiência na área de Engenharia Sanitária e Ambiental, com ênfase em Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Pensamento Complexo, Visão Sistêmica, Transdisciplinaridade, Teoria da Educação, e Formação de Educadoras e Educadores Ambientais para uma Cultura da Sustentabilidade.

Isabela Tsutiya Andrade, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é estagiária em Educação Ambiental no SESC - Administração Regional de Santa Catarina. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária e Ambiental.

Rodrigo de Almeida Mohedano, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC -2010), onde desenvolveu também o Pós- Doutorado (PNPD/2010-2015). Possui Mestrado em Aquicultura (UFSC/ 2004) e Graduação em Ciências Biológicas (UFSC/2001). Professor Adjunto no Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC. Ministra disciplinas nas áreas de Avaliação de Impactos Ambientais, Saneamento Ambiental, Gestão Ambiental e Educação Ambiental. Desenvolve pesquisas e extensão para a Gestão Ambiental da Agroindústria (Suinocultura), com foco no saneamento ambiental e sustentabilidade. Estuda sistemas naturais para o tratamento de efluentes integrando a recuperação de nutrientes, produção de biomassa e redução de GEE, seguindo princípios das tecnologias sociais e economia circular. É membro do grupo de pesquisa sobre Sustentabilidade da Suinocultura (CNPq) e atua em projetos de pesquisa e extensão sobre tecnologias sociais para gestão da água.

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Publicado

2019-07-20

Como Citar

Fronza, E. E., Andrade, I. T., & Mohedano, R. de A. (2019). Núcleo de Educação Ambiental da UFSC e o Programa de Formação Continuada de Educadoras e Educadores Ambientais para uma Cultura da Sustentabilidade. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 36(2), 253–274. https://doi.org/10.14295/remea.v36i2.9108

Edição

Seção

Artigos