A TECNOCIÊNCIA SUBSTITUI A ÉTICA?

Autores

  • Ademir Aparecido Pinhelli Mendes Centro Universitário Internacional https://orcid.org/0000-0003-4929-9544
  • Alvino Moser Programa de Pós-graduação em Educação e Novas Tecnologias - Uninter
  • Robson Stigar Faculdade Herrero do Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v36i2.9187

Palavras-chave:

Ética. Tecnociência. Princípio da responsabilidade.

Resumo

Este artigo faz uma revisão de literatura sobre a proposta ética de Jonas (2006), em O princípio da responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Tal princípio impõe como problema uma norma ética que obriga mais do que todas as morais escritas na história da humanidade, tornando-as, a partir desse momento, supérfluas. O objetivo é analisar o paradigma da tecnociência, no qual o saber e o poder fundiram-se segundo uma dinâmica da época, que encurta o espaço e torna o tempo mais veloz. A tecnociência promete a salvação e a eliminação da dor, mobilizando todos os recursos do planeta de maneira implacável, e propõe regras de conduta muito mais eficazes e constrangedoras do que qualquer ética. Os resultados indicam que a ação ética e o comportamento moral situam-se na confluência de uma finalidade ética do eu-com-o-outro-no-mundo, como centro ou fulcro. O eu, como agente da ação, implica a liberdade, a responsabilidade e a consciência do dever moral. Além das obrigações ético-morais, é preciso que se observem as leis emanadas de outras instâncias legítimas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ademir Aparecido Pinhelli Mendes, Centro Universitário Internacional

Graduação em Filosofia. Doutor em Educação. Professor do Programa de Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias. Uninter.

Alvino Moser, Programa de Pós-graduação em Educação e Novas Tecnologias - Uninter

Doutorado em Ética. Professor do Programa de Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias - Centro Universitário Internacional Uninter.

Robson Stigar, Faculdade Herrero do Brasil

Doutor em Ciência da Religião. Professor de Filosofia da Faculdade Herrero do Brasil e da Rede Estadual de Ensino do Paraná.

Referências

APEL, Karl-Otto. Dissolução da ética do discurso? In: MOREIRA, Luiz. (Org.). Com Habermas, contra Habermas: direito, discurso e democracia. São Paulo: Landy, 2004. p. 201-321.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Tradução de Leonel Vallandro e Gerd Bornheim. São Paulo: Nova Cultural, 1973. (Os Pensadores, v. 4).

BACON, Francis. Novum organum. São Paulo: Nova Cultural, 1973. (Os Pensadores).

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BECK, Ulrich. Gegengifte: Die unorganisierte Verantworlichkeit. Frankfurt: a. M., 1988.

GEHLEN, Arnold. Antropologia filosófica: del encuentro y descubrimiento del hombre por sí mismo. Barcelona: Paidós, 1993.

HEIDEGGER, Martin. A questão da técnica. [S.l.: s.n.], 1997.

HUME, David. Tratado da natureza humana. Tradução de Déborah Danowski. São Paulo: Ed. Unesp; Imprensa Oficial do Estado, 2000.

JONAS, Hans. Técnica e responsabilidade: reflexões sobre as novas tarefas da ética. In: JONAS, Hans. Ética, medicina e técnica. Lisboa: Vega Passagens, 1994. p. 27-62.

JONAS, Hans. O princípio da responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006.

KOHLBERG, Lawrence. Psicologia del desarrollo moral. Bilbao: Desclée de Brouwer, 1992.

LADRIÈRE, Jean. La biologie peut-elle fonder une moral? Belgique: CIEPHUM, 1973.

LIPOVETSKY, Gilles. A era do vazio: ensaios sobre o individualismo contemporâneo. São Paulo: [s.n.], 2005.

LORENZ, Konrad. Os fundamentos da etologia. São Paulo: Ed. Unesp, 1995.

PICO DELLA MIRANDOLA, Giovanni. Discurso sobre a dignidade do homem. Tradução de Maria de Lurdes Sirgado Ganho. Lisboa: Edições 70, 2001.

RUSS, Jacqueline. Pensamento ético contemporâneo. São Paulo: Paulus, 1999.

SARTRE, Jean-Paul. O existencialismo é um humanismo. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

SPONVILLE, André Comte. A felicidade, desesperadamente! São Paulo: Martins Fonte, 2010.

VOLPI, Franco. Le paradigme perdu: l’éthique contemporaine face à technique. In: HOTTOIS, Gilbert (Ed.). Aux fondements d’une éthique contemporaine. Paris: J. Vrin, 1993.

Downloads

Publicado

2019-07-20

Como Citar

Mendes, A. A. P., Moser, A., & Stigar, R. (2019). A TECNOCIÊNCIA SUBSTITUI A ÉTICA?. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 36(2), 376–390. https://doi.org/10.14295/remea.v36i2.9187

Edição

Seção

Artigos