Aproximações da Trilha da Vida à uma abordagem fenomenológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v36i2.9148

Palavras-chave:

Trilha da Vida, fenomenologia, educação ambiental

Resumo

A abordagem teórica metodológica “Trilha da Vida: (Re)Descobrindo a Natureza com os Sentidos” criada pelo artista e educador ambiental José Matarezi, em 1999, foi concebida com um dos objetivos de se discutir ciência através de uma educação sensível, frente à excessiva racionalização científica. O objetivo desse estudo é discutir as relações que a Trilha da Vida tem com a fenomenologia, a partir do pensamento de Merleau-Ponty (1974) e quais as possíveis contribuições que a fenomenologia estabelece com a Educação Ambiental. Assim, identificaram-se aproximações radicais entre esses dois campos, principalmente pelo enraizamento da Trilha da Vida nas perspectivas da Educação Ambiental crítica, transformadora e emancipatória, na priorização da experiência vivida pelo corpo próprio.

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Biografia do Autor

Allan Hoffmann

Mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), e colaborador da abordagem teórica metodológica “Trilha da Vida: (Re)Descobrindo a Vida com os Sentidos”.

Nadja de Carvalho Lamas

Mestre e doutora em Artes Visuais pela UFRGS. Professora e pesquisadora na Univille.

Euler Renato Westphal

Doutor em Teologia pelas Faculdades EST- São Leopoldo-RS. Professor e pesquisador da Univille.

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Publicado

2019-07-20

Como Citar

Hoffmann, A., de Carvalho Lamas, N., & Westphal, E. R. (2019). Aproximações da Trilha da Vida à uma abordagem fenomenológica. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 36(2), 342–358. https://doi.org/10.14295/remea.v36i2.9148

Edição

Seção

Artigos