Aproximações da Trilha da Vida à uma abordagem fenomenológica
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v36i2.9148Palavras-chave:
Trilha da Vida, fenomenologia, educação ambientalResumo
A abordagem teórica metodológica “Trilha da Vida: (Re)Descobrindo a Natureza com os Sentidos” criada pelo artista e educador ambiental José Matarezi, em 1999, foi concebida com um dos objetivos de se discutir ciência através de uma educação sensível, frente à excessiva racionalização científica. O objetivo desse estudo é discutir as relações que a Trilha da Vida tem com a fenomenologia, a partir do pensamento de Merleau-Ponty (1974) e quais as possíveis contribuições que a fenomenologia estabelece com a Educação Ambiental. Assim, identificaram-se aproximações radicais entre esses dois campos, principalmente pelo enraizamento da Trilha da Vida nas perspectivas da Educação Ambiental crítica, transformadora e emancipatória, na priorização da experiência vivida pelo corpo próprio.Downloads
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