Percepção ambiental do corpo docente e discente sobre os resíduos sólidos em uma escola pública no agreste paraibano<br>Environmental perception of teachers and students about solid waste in a public school of the agrest region of paraíba<br>Percepción ambiental del cuerpo docente y discente sobre los residuos sólidos en una escuela pública en el agreste paraibano

Autores

  • Andrea Amorim Leite Prodema - Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento e Meio ambiente Universidade Federal da Paraíba
  • Maristela Oliveira de Andrade Departamento de Ciências Sociais Universidade Federal da Paraíba
  • Denise Dias da Cruz Departamento de Sistemática e Ecologia Universidade Federal da Paraíba http://orcid.org/0000-0001-6840-5432

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v35i1.7355

Palavras-chave:

Educação ambiental, Escola pública, questionário

Resumo

Saber como a comunidade escolar pensa sobre os problemas ambientais é a forma de desenvolver estratégias para combatê-los. O objetivo do presente trabalho foi diagnosticar a percepção ambiental sobre os resíduos sólidos do corpo docente e discente de uma escola pública do Agreste da Paraíba. As técnicas de coleta utilizadas foram o questionário e a observação participante. Sobre o conceito de educação ambiental, 40% (n=10) dos docentes têm visão generalista e 60% afirmou trabalhar a questão, apesar de tais atividades não terem sido observadas. Os docentes apresentaram confusão entre os conceitos de lixo e resíduos sólidos. 90% dos alunos (N=52) relacionou o ‘lixo’ com algo ruim e 67% afirmou que a escola tem coleta seletiva, apesar da mesma não ser observada. De forma geral, a escola demonstrou desconhecer a problemática dos resíduos sólidos. Knowing how the school community think about environmental problems is one way to solve these problems. The objective of this study was to diagnose the environmental perception about solid waste of the faculty and students of a public School the Agreste region of Paraíba, using questionnaires and participant observation. On the concept of environmental education, 40% (n = 10) of teachers have more generalist view and 60% said developing environmental education practices in school, even if those activities were not observed. 90% of the students (n = 52), related waste as a bad thing and 67% said that the school has selective collection; in spite of it was not observed. The school community do not know about the solid waste problem. Saber como la comunidad escolar piensa sobre los problemas ambientales es la forma de desarrollar estrategias para combatirlos. El objetivo del presente trabajo fue diagnosticar la percepción ambiental sobre los residuos sólidos de los maestros y estudiantes de una escuela pública del Agreste de Paraíba, a través de cuestionarios y observación participante. Sobre el concepto de educación ambiental, el 40% (n=10) de los docentes tienen una visión general y el 60% afirmó trabajar sobre el tema, a pesar de que tales actividades no fueron observadas. Los docentes presentaron confusión entre los conceptos de basura y residuos sólidos. El 90% de los alumnos (N=52) relacionó la ‘basura’ con algo desagradable y el 67% afirmó que la escuela tiene recolección selectiva, a pesar de no fue observada. La escuela demostró desconocer la problemática de los residuos sólidos.

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Biografia do Autor

Denise Dias da Cruz, Departamento de Sistemática e Ecologia Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Ciências Biológicas (2000) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestrado (2003) e doutorado (2007) em Ecologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Fez pós-doutorado no Departamento de Botânica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professora adjunta do Departamento de Sistemática e Ecologia da Universidade Federal da Paraíba, ministrando disciplinas na área de Ecologia na graduação e na Pós Graduação (Prodema - Programa Regional de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente). Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: fenologia, biologia reprodutiva, polinização, interação animal/ planta e relações entre espécies simpátricas.

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Publicado

2018-05-18

Como Citar

Leite, A. A., Andrade, M. O. de, & Cruz, D. D. da. (2018). Percepção ambiental do corpo docente e discente sobre os resíduos sólidos em uma escola pública no agreste paraibano<br>Environmental perception of teachers and students about solid waste in a public school of the agrest region of paraíba<br>Percepción ambiental del cuerpo docente y discente sobre los residuos sólidos en una escuela pública en el agreste paraibano. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 35(1), 58–75. https://doi.org/10.14295/remea.v35i1.7355

Edição

Seção

Artigos