Educação para inteireza e ambientalização curricular: diálogos necessários sobre matrizes curriculares dos cursos de graduação<br>Education for integrality for curricular environmentalization: dialogues needed on curricular matrices of graduation courses

Autores

  • Marina Patrício de Arruda Universidade do Planalto Catarinense UNIPLAC
  • Izabel Cristina Feijó de Andrade UNIPLAC
  • Lucia Ceccato de Lima UNIPLAC

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v33i3.5739

Palavras-chave:

Ambientalização Curricular, Educação para Inteireza, matrizes curriculares, cursos de graduação,

Resumo

O diálogo entre Educação para Inteireza e Ambientalização Curricular se faz necessário tendo em vista a necessidade de implementação efetiva da Educação Ambiental (EA) nas Instituições de Ensino Superior (IES) e a formação de educadores ambientais. O objetivo desse estudo foi identificar indícios de ambientalização por meio da análise dos documentos curriculares; ementas das disciplinas dos cursos de graduação de uma Universidade Comunitária do interior de SC. Para ampliar nosso olhar nessa direção optamos por realizar um levantamento, tipo “estudo de caso” que teve como proposta metodológica o levantamento das Ementas dos Cursos de graduação, disponíveis no site da instituição. Esse primeiro passo da pesquisa partiu dos resultados de uma dissertação que verificou que dentre os 32 cursos de graduação, a maioria não possui em suas ementas registros relacionados à Educação Ambiental(EA) ou ambientalização, e apenas 18 (dezoito) relacionam EA. A técnica utilizada para a análise dos dados foi a “Análise de Conteúdo”. O exposto permitiu detectar o caminho, até então, percorrido por essa instituição de ensino para a inserção do tema educação ambiental em documentos curriculares. Observamos após esse breve estudo que na sociedade como na Universidade, a Educação Ambiental diz respeito a um processo de longo prazo por incluir debates, reforma de pensamento, dilemas da participação dos vários processos de ensino, pesquisa, extensão e gestão nas questões de meio ambiente.

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Biografia do Autor

Marina Patrício de Arruda, Universidade do Planalto Catarinense UNIPLAC

Professora e pesquisadora dos Programas de Pos-graduação em Educação (PPGE) e Ambiente e Saúde(PPGAS) da Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC. Coordenadora do Grupo de pesquisa e Estudos em Educação, Saúde e Qualidade de vida(GepesVIDA) e orientadora dessa dissertação. E,mail marininh@terra.com.br

Izabel Cristina Feijó de Andrade, UNIPLAC

Doutora em Educação

Lucia Ceccato de Lima, UNIPLAC

Doutora em Engenharia Ambiental

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Publicado

2016-12-09

Como Citar

Arruda, M. P. de, Feijó de Andrade, I. C., & Lima, L. C. de. (2016). Educação para inteireza e ambientalização curricular: diálogos necessários sobre matrizes curriculares dos cursos de graduação<br>Education for integrality for curricular environmentalization: dialogues needed on curricular matrices of graduation courses. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 33(3), 55–71. https://doi.org/10.14295/remea.v33i3.5739

Edição

Seção

Artigos