A Alga, o Índio e a Welwitschia: Storytelling como ferramenta de apoio ao Ensino e à Comunicação de Ciência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v36i3.9701

Palavras-chave:

Ciência. Educação. Narrativa

Resumo

Pela exploração de narrativas sobre o Mundo Natural este trabalho propõe uma comunicação professor-aluno mais provocativa, potenciando maior aproximação à Ciência através de novos instrumentos pedagógicos. Como exemplos que ligam as práticas científicas à realidade quotidiana três livros sobre Biodiversidade e Sustentabilidade para diferentes públicos são apresentados em contexto educativo formal (escolas) e não-formal (Museu da Ciência da Universidade de Coimbra. Com base numa análise caracterizadora das histórias, e de ensaios que se revelaram facilitadores da motivação, compreensão e assimilação de conhecimento, sugerem-se linhas orientadoras e uma dinamização educativa alternativa na prossecução dos curricula escolares. A integrar regularmente no ensino das Ciências Naturais, estes diálogos em storytelling, sendo agregadores de interesses de docentes e estudantes, captam a atenção, estimulam a criatividade e predispõem para novas aprendizagens, práticas reflexivas e interventivas.

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Biografia do Autor

Ana Cristina Tavares, University of Coimbra

Ana Cristina Pessoa Tavares dos Santos, bióloga, diretora-adjunta do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, foi conservadora do Museu da Ciência e docente da mesma Universidade (Departamento de Botânica e Faculdade de Farmácia), onde concluiu doutoramento em Fisiologia Vegetal, detendo o Pós-Doutoramento em Ciências da Educação na Universidade Católica do Porto, Portugal. Além de ter o Diploma Internacional "Educação em Jardins Botânicos" e a Pós-Graduação "Medicamentos e Produtos de Saúde Baseados em Plantas", tem colaborado em Projetos nacionais e internacionais de Biotecnologia de Plantas Aromáticas e de Educação em Ciência. No Jardim Botânico foi responsável pelo Serviço Educativo e investigadora-coordenadora do Projeto Educativo Europeu Inquire, fazendo parte do Grupo Consultivo Nacional, no contexto do programa "Ciência na Sociedade" do 7º Programa-Quadro da União Europeia. A par de artigos científicos é autora ou co-autora de oito livros sobre Ciência, destacando: Plantas aromáticas e medicinais (2008; 2010), A alga que queria ser flor (2013), em cinco edições bi-lingue, Educação em Jardins Botânicos: 16 anos de experiência (2015), "Sessenta minutos no deserto com ... Welwitschia mirabilis” (2016; 2017) e “O índio que queria conhecer o mundo” (2018).

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Publicado

2019-12-17

Como Citar

Tavares, A. C. (2019). A Alga, o Índio e a Welwitschia: Storytelling como ferramenta de apoio ao Ensino e à Comunicação de Ciência. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 36(3), 292–318. https://doi.org/10.14295/remea.v36i3.9701

Edição

Seção

Seção Especial: V Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa