Indícios da formação de emoções provocadas por um estudo da realidade: articulações entre a Neurociência e a perspectiva Estético-ambiental da Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v36i3.9450

Palavras-chave:

Emoções, Estímulo emocionalmente competente, Percepção, Educação estético-ambiental.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica, que investigou indícios de estímulos emocionalmente competentes e emoções provocados por um estudo da realidade, na perspectiva da Educação Estético-ambiental, argumentando sobre a relevância de práticas educativas que considerem os aspectos neurobiológicos dos envolvidos. Para tanto, foram planejados e executados quatro encontros, com duas turmas de Ensino Médio de uma escola estadual de Uruguaiana/RS, envolvendo 37 estudantes, que produziram 87 registros escritos. Estes registros foram apreciados pelo método da Análise Textual Discursiva, do qual emergiram três categorias. Como resultados, argumentamos que a realização de práticas como a investigação da realidade é capaz de estimular, de forma emocional, mobilizando para a aprendizagem, que acontecerá de forma contextualizada quando articulada à realidade contraditória, vivida por aqueles que a estudam.

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Biografia do Autor

Ronan Moura Franco, Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Moacyr Ramos Martins

Mestre em Ensino de Ciências, Especialista em Neurociência aplicada à Educação e Licenciado em Ciências da Natureza (Unipampa/RS). Atualmente é Professor de Ciências na Escola Municipal de Ensino Fundamental Moacyr Ramos Martins, Professor de Física no Colégio Marista Sant'Ana.

Elena Maria Billig Mello, Universidade Federal do Pampa

Professora associada da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), professora permanente dos Programa de Pós-graduação em Ensino e curso de especialização em Neurociência aplicada à Educação pela UNIPAMPA. É mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Diana Paula Salomão de Freitas, Universidade Federal do Pampa

Professora adjunta da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), professora permanente dos Programas de Pós-graduação em Ensino e mestrado profissional em Ensino de Ciências (PPGMPEC), além do curso de especialização em Educação e diversidade cultural, todos pela UNIPAMPA. Possui mestrado em Educação Ambiental e doutorado em Educação em Ciências ambos pela Universidade Federal de Rio Grande (FURG).

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Publicado

2019-12-17

Como Citar

Franco, R. M., Mello, E. M. B., & de Freitas, D. P. S. (2019). Indícios da formação de emoções provocadas por um estudo da realidade: articulações entre a Neurociência e a perspectiva Estético-ambiental da Educação. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 36(3), 43–64. https://doi.org/10.14295/remea.v36i3.9450

Edição

Seção

Artigos