Os sentidos de corpo indesejado entre jovens adolescentes do Ensino Médio: epistemologias Ecológico-Ambientais
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v36i3.9567Palavras-chave:
Educação Ambiental, corpo indesejado, epistemologias ecológico-ambientaisResumo
O presente artigo trabalha a representação de sentido de corpo junto a um grupo de jovens do Ensino Médio de uma escola em Porto Alegre/Rs. Os alunos escolheram e catalogaram imagens e justificaram por escrito sua percepção de corpo indesejado. Esta atividade de pesquisa foi proposta no intuito de se observar sinais sobre o grau de tolerância relacionada com a percepção corporal, onde um tipo de idealização de corpo vem causando sofrimento psíquico em alguns adolescentes e preocupando profissionais em educação. A partir da perspectiva da análise de conteúdo, foi possível considerar como uma possível estratégia para a educação o uso de epistemologias ecológico-ambientais. Na medida em que surge a necessidade de uma mudança de perspectiva na direção da valorização do meio ambiente, num sentido de percepção integral capaz de promover alteridade.Downloads
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