PROBLEMAS DE APROPRIAÇÃO DOS SABERES AMBIENTAIS NO CAMPO EDUCACIONAL: AS IES’ E A FORMAÇÃO DO EDUCADOR AMBIENTAL

Luiz Artur dos Santos Cestari, Celeste Dias Amorim

Resumo


Este trabalho situa-se no campo da educacional, com a metodologia respalda em Pierre Bourdieu sobre a imigração de ideias, o que denominamos de circulação de ideias de outros campos no campo educacional. Assim, objetiva-se mostrar as combinações conceituais da reivindicação da racionalidade ambiental na literatura que circula pelos espaços de formação de educadores ambientais, bem como identificar os argumentos formativos associados à racionalidade ambiental, mapeando os significados educativos intermediados pelo discurso ambiental no campo educacional. Consideramos que os saberes ambientais na educação constituem apenas mais um dos saberes que circulam por este campo. Com isso, visualizamos dois tipos problemas. Primeiro, as IES’ parecem ainda estarem distantes de um modelo de instituição no qual professores e alunos estejam mais próximos daquilo que poderíamos denominar de um habitus ecológico, caracterizando-se como o lugar de exercício e prática da própria visão de conhecimento que exige a mudança de uma concepção mecânica e compartimentada para algo mais próximo e orientado por uma cultura da complexidade. Em segundo lugar, percebe-se que a formação do educador ambiental recebe influências do modelo predominante da relação das ciências com a educação que privilegia a constituição uma figura de educador perfilado no discurso da reivindicação ambientalista no campo educacional.

Palavras-chave


Circulação de ideias; Educação; Racionalidade ambiental

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2869

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