O conhecimento escrito sobre Educação Ambiental em trabalhos de pesquisa de Honduras, Peru, e Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v39i3.14878

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Produção de conhecimento, escrita acadêmica.

Resumo

Nosso objetivo com este artigo é discutir a circulação e apropriação do conhecimento sobre Educação Ambiental em dissertações e teses produzidas na América Latina. Compreendemos que os conhecimentos sobre Educação Ambiental, quando articuladas a outras áreas do saber, tendem a serem esvaziados, o que o faz figurar de modo secundário e servindo apenas como elemento de contexto social, ou “cenário”, para outras ideias e conteúdos científicos estabelecidos em outros campos do saber. Para realizar nosso estudo analisamos dissertações e teses publicadas nos últimos 15 anos nos países Honduras, Peru e Brasil, observando as estratégias de articulação entre os conhecimentos específicos de uma área mobilizada e o conhecimento produzido sobre Educação Ambiental. Desse modo pretendemos colaborar com a discussão sobre como o conhecimento científico é difundido na sociedade.

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Biografia do Autor

Marcelo Roberto Dias, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Doutorando da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Mestre pela mesma Faculdade. Atuou como professor visitante na Universidad Nacional Francisco Morazan - Tugucigalpa. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Produção Escrita e Psicanálise e do projeto Dezescrita. Participou do Projeto PROCAD Disciplinas de Licenciatura voltadas para o ensino de Língua Portuguesa. Atuou como auxiliar de coordenação no projeto Ler e Escrever com alunos da USP. Dedica-se aos seguintes temas: Formação de professores; Pesquisa Acadêmica; Pesquisa na graduação; Metodologia de pesquisa; Escrita no Ensino Superior. E-mail: marcelodyas@gmail.com

Oscar Calixto La Rosa Feijoo, Universidad Nacional de Tumbes

Docente Universitario Nombrado categoría Auxiliar, con 25 años de experiencia, licenciado en Educación Física por la Universidad nacional Mayor de San Marcos, tiene conocimientos en entrenamiento deportivo, Psicomotricidad, Investigación, con grado de maestro en docencia y Gestión educativa por la Universidad Cesar Vallejo, grado de Doctor en Educación por la Universidad cesar Vallejo, se desempeña como docente auxiliar en la Universidad Nacional de Tumbes.

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Publicado

2022-12-16

Como Citar

Dias, M. R., & Calixto La Rosa Feijoo, O. (2022). O conhecimento escrito sobre Educação Ambiental em trabalhos de pesquisa de Honduras, Peru, e Brasil. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 39(3), 15–34. https://doi.org/10.14295/remea.v39i3.14878

Edição

Seção

Dossiê temático: Produção acadêmica em Educação Ambiental