Discursos ambientalistas no campo educacional

Autores

  • Celeste Dias Amorim Serviço Social do Comércio (SESC), Unidade Vitória da Conquista, Bahia
  • Luiz Artur dos Santos Cestari Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v30i1.3456

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Educação para a Sustentabilidade. Ecoformação. Ecopedagogia. Alfabetização Ecológica.

Resumo

Este trabalho evidencia que a introdução do discurso ambientalista no campo educacional se faz pela apropriação da reivindicação ambiental intermediados pelos valores e concepções já consolidadas no campo educacional. Por isso, este texto tem como finalidades apresentar os discursos ambientalistas mais presentes na literatura pedagógica e educacional, destacando-se a educação ambiental; a educação para a sustentabilidade; a ecoformação; a ecopedagogia e a alfabetização ecológica. Em seguida, mostrar como estas concepções e os valores contidos nelas são apropriados pela racionalidade ambiental e se constituem como uma meta educacional, isso porque, pode visualizar-se um modelo de interdisciplinaridade na constituição do domínio da Educação Ambiental no campo educacional. Assim, pautou-se na argumentação arendtiana em que os discursos permitem aos homens que se mostrem e, por isso, após as incursões em torno dos discursos ambientalistas no domínio da educação, questionou-se o que mostram ou pretendem mostrar estes sujeitos com estes discursos. Então, identificou-se como a temática do meio ambiente encontra ressonâncias no campo educacional, percebendo-se uma pluralidade de intenções ambientalistas encontrando formas diferenciadas de interação com as questões educacionais.

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Biografia do Autor

Celeste Dias Amorim, Serviço Social do Comércio (SESC), Unidade Vitória da Conquista, Bahia

Profissional de Educação Física (SESC/BA) Mestre em Ciências Ambientais (PPGCA/UESB) Grupo de pesquisas sobre a circulação de ideias pedagógicas no pensamento pedagógico brasileiro recente – CIPED/UESB

Luiz Artur dos Santos Cestari, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Pós-Doutorado pela UFBA. Doutor em Educação pela UFPE. Docente do PPGCA/UESB. Epistemologia do Educar e Práticas Pedagógicas – UFBA; Núcleo de Pesquisa e Extensão Gestão em Educação e Estudos Transdisciplinares – NUGEET/UESB; Grupo de pesquisas sobre a circulação de ideias pedagógicas no pensamento pedagógico brasileiro recente – CIPED/UESB

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Publicado

2013-07-31

Como Citar

Amorim, C. D., & Cestari, L. A. dos S. (2013). Discursos ambientalistas no campo educacional. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 30(1), 4–22. https://doi.org/10.14295/remea.v30i1.3456

Edição

Seção

Artigos