Educação Ambiental e Interdisciplinaridade: um olhar sobre as ações extensionistas da área de conhecimento “Meio Ambiente e Sustentabilidade” de uma IES do Sudoeste da Bahia
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v34i3.6877Palavras-chave:
Educação. Modelos de educação. Saberes ambientais. Saberes educacionais. Superação da Perspectiva Disciplinar.Resumo
O presente artigo tem por objetivo refletir sobre a educação ambiental e a interdisciplinaridade visualizadas nas ações extensionistas da área de conhecimento “Meio Ambiente e Sustentabilidade” de uma IES do Sudoeste baiano, em confluência com os modelos de educação e o debate sobre a crise paradigmática. Verificando que a tentativa das diversas ciências de construir reflexões educacionais tomando como base a educação ambiental nos faz perceber uma forma particular de apropriação de discursos em favor da abertura às perspectivas multidisciplinares, interdisciplinares e ou transdisciplinares. A análise dos projetos e/ou programas e das entrevistas proporcionaram uma reflexão sobre a pluralidade de saberes que direciona o campo educacional e a distinção entre ciências que atuam na educação e ciência da educação. This article aims to reflect on environmental education and interdisciplinarity displaying the extension actions Knowledge area "Environment and Sustainability" from a university in Southern Bahia, in confluence with the education models and the paradigmatic crisis. Noting that the attempt of various sciences to build educational reflections on the basis environmental education makes us realize a particular form of discourse ownership in favor of opening the multidisciplinary perspectives, interdisciplinary and transdisciplinary or. The analysis of projects and / or programs and interviews provided a reflection on the plurality of knowledge that directs the educational field and the distinction between science who work in education and science education.Downloads
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